Skip to main content
AliciaKeys

Alicia Keys e seu trabalho no mundo digital

Acabei de ver no Mashable uma notícia sobre o trabalho de relacionamento com os fãs na última turnê da cantora e achei muito interessante. A artista preparou diversas ações digitais para envolver os espectadores que forem aos shows da turnê “Set The World On Fire”. Vamos começar com a “Keep Moving” da BlackBerry.

Durante o show, o fã pode enviar um tweet com a hashtag #AliciaDedicates indicando sua seção, fila e número do assento. Todos que enviarem poderão ter uma música dedicada ao longo do show. Cada cidade é escolhido um vencedor para receber a dedicatória. Outra forma de participar é entrando no site aliciakeys.com/dedicate. Outra maneira de envolver os fãs na turnê foi publicando vídeos dos bastidores no canal oficial da cantora no Youtube.

Divulgando os vídeos os fãs podem ter uma ideia do trabalho e da preparação de Alicia Keys para a sua turnê. A primeira parte (que pode ser vista acima) trata das questões técnicas como coreografia e a maneira que a artista irá se comportar no palco e a segunda mostra Alicia Keys trabalhando sua técnica vocal com um especialista. Pra terminar, a próxima ação foi a que me chamou a atenção e a que, na verdade, era a principal da notícia no Mashable.

A cantora está selecionando usuários do Tumblr para registrar sua turnê ao invés de contratar fotógrafos profissionais (ao menos é o que foi dito pela página do Mashable no Facebook). Os usuários se inscrevem e um é selecionado para registrar os momentos e postar no seu próprio Tumblr (o escolhido recebe passe de fotógrafo, dois ingressos e duas cortesias para conhecer pessoalmente a cantora). Apesar das fotos serem postadas nos Tumblr pessoais de cada selecionado a Alicia Keys ajuda divulgando as fotos no seu Tumblr também.

O mundo digital permite que as marcas (a Alicia Keys como cantora é também uma marca) se envolvam cada vez de maneira mais próxima aos seus fãs. Ações como essa da Alicia Keys e de outros artistas que trabalham muito bem seu relacionamento com os fãs (caso da Lady Gaga) poderiam ser mais comuns ainda. Sei que outros artistas faz tempo buscam envolvimento maior com os fãs (o Kiss que promove cruzeiros, faz shows acústicos para grupos seletos e participa de feiras temáticas da banda, o Paul McCartney vende pacotes que permitem assistir a passagem de som, o Richie Kotzen vende pacotes que dão ao fã materiais autografados além do encontro com o cantor/guitarrista, o Iron Maiden em uma das suas últimas turnês filmou os fãs na entrada dos shows), mas geralmente exigem um custo financeiro mais elevado para ter essa oportunidade. No caso da Alicia Keys é totalmente de graça. Essa é uma das grandes vantagens de se pensar o relacionamento próximo no mundo digital.

 

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *