Skip to main content
marketing coca-cola

O admirável Marketing da Coca-Cola

A Coca Cola é sem dúvida umas das marcas que sempre me vêem a cabeça quando penso em ações significativas. Suas campanhas possuem grande senso de propósito e são planejadas com muito cuidado para atingir seu target de tal modo que faz com que a marca supere seus concorrentes.

Há um tempo, li uma matéria do Diretor da Coca dizendo que o foco de suas estratégias eram muito simples apenas: ”Fazer as pessoas do mundo inteiro falar e falar e falar da Coca-Cola”. Mas concluir com este propósito não é tão fácil. Embora a empresa não se esquive de ações pequenas, como manter uma conversa ativa e constante com os seguidores da marca nas redes sociais, o que eles gostam mesmo é das campanhas mais complexas e desafiadoras, como colocar um caminhão itinerante da empresa distribuindo refrigerantes e acessórios da marca nas favelas cariocas ou implantar um chuveiro gigante da nas praias brasileiras em pleno verão. Topam tudo, desde que a imagem da Coca-Cola seja sempre associada ao conceito de Felicidade.

 

Porém, a marca como todas as outras enfrenta muitos desafios. Os tempos mudaram os consumidores se tornaram poderosos canais midiáticos e os hábitos de consumo se modificam cada vez mais rápidos, mesmo sendo líder do mercado de refrigerantes e abrindo novos mix de negócios a marca mais valiosa do mundo, precisa estar atenta e entender um consumidor mutante, e mensurar todos seus resultados: dos comerciais de televisão ao ponto de venda, sem esquecer do mundo digital.

O próprio vice-presidente de estratégia publicitária Jonathan Mildenhall fez uma declaração da missão de marketing, através do projeto Content 2020, em que o declara a nova visão da empresa para o departamento. Nos vídeos publicados, Jonathan conta que a marca pretende aproveitar as novas oportunidades de mídia e mudar a forma de contar histórias, entregando valor e significado para a vida das pessoas, ou seja, transpirando marketing de conteúdo.

Assim, a marca pretende expandir seu relacionamento com os consumidores. Uma das minhas grandes admirações pela inteligência de negócio desta corporação é que a mesma, não se demonstra preocupada apenas em vender seu produto, mas também de criar uma impressão positiva, que mude o mundo para melhor.

Para finalizar, gostaria de compartilhar as campanhas da Coca Cola que mais me marcaram.

1) Copa de Todo Mundo

Quem não se contagiou com essa campanha e curtiu muito a copa com essa música.

2) Uma Ponte Para Noel – Conto

Todos devem estar se emocionando com a campanha de Natal deste ano que conta a história da mágia do Papai Noel.

3) Trenó de rua

As campanhas da coca de natal são mesmo minha prediletas, essa de São Paulo com os catadores é totalmente espetacular.

E vocês compartilhem as suas campanhas favoritas!


Escrito por:

Analista de Marketing Digital da Mais Continental

Profissional de Marketing com experiência em Planejamento, implantação de departamentos de marketing e desenvolvimento de projetos de Comunicação e Marketing.

Comente aqui

Thiago Acioli

Publicitário, Pós-graduado em Marketing Estratégico e criador do Publicitários Social Club.