Skip to main content

A propaganda de carro mais polêmica depois dos “Pôneis Malditos”: Compre meu KA!

Um tempo atrás eu vi uma amiga minha do Facebook compartilhando um link de um vídeo. Assisti e era ela vendendo seu Ford KA. Não a conheço pessoalmente, mas temos amigos em comum em Santa Cruz do Sul, RS (cidade que ela mora). Lembro que peguei o vídeo e postei  no grupo da minha turma da pós em marketing digital pra ter uma discussão, porque rendia uma boa discussão. Nunca imaginei que aquilo fosse se tornar algo grande. Até ontem  (cometi o erro de ignorar o poder do compartilhamento nas redes sociais).
Primeiro vejo uma amiga que mora em São Paulo compartilhar o link e seus amigos comentando e debatendo! Fico sabendo que é “sucesso” fora do Rio Grande do Sul! Depois, no mesmo dia, no grupo “Marketing em Geral” o mesmo vídeo é postado e começa uma discussão sobre ele. Mais tarde, a personagem do vídeo publica em seu mural que estava dando entrevista pra Auto Esporte! De ontem pra hoje, o vídeo passou de 18 mil acessos para 42 mil.
A página criada pro Compre Meu KA estava recebendo 500 acessos por segundo ontem (informação tirada do perfil do publicitário verdadeiro dono do KA e criador do vídeo). Isso mesmo, o carro não é da guria que está no vídeo, é tudo uma campanha de um publicitário para vender seu carro. Começou porque o anúncio no Mercado Livre não estava chamando muita atenção e a partir disso veio a idéia de fazer o vídeo.
Muitos acham de mau gosto, outros acham a idéia ótima. O vídeo “viralizou”, saiu na revista Auto Esporte, foi publicado em outros blogs e está recebendo uma postagem aqui! Na questão de divulgação e de atingir muitas pessoas teve sucesso. Agora, o fim disso tudo é a venda do carro. Os melhores publicitários assumem que a propaganda não é feita pra ganhar prêmio e sim vender, não é mesmo? Não entendo muito de carro, mas já ouvi gente dizendo que o preço pedido, R$26.990, é acima da média para um Ford KA (mesmo completo e com AIRBAG duplo… depois entenderão ao ver o vídeo), ou seja, mais um desafio pro vendedor.
O dono do carro afirma que tem propostas oficiais para a compra. Será que continuarão depois de revelado que o carro não é da guria que aparece vendendo? Será que a entrevista na Auto Esporte, apesar de espalhar mais ainda o vídeo, não servirá como uma forma de acabar com toda a estratégia pensada por ele? Assim que souber o desfecho dessa ação eu conto aqui! Vou ficar de olho e perguntar pros meus amigos de Santa Cruz do Sul se o negócio foi fechado. Ah, não posso esquecer do acordo deles: caso o Ford KA seja vendido ela ganha a viagem pra Paris que pede no início do vídeo. Confira agora a propaganda de carro que é a mais polêmica depois dos “Pôneis Malditos”:
[youtube

Comente aqui

Thiago Acioli

Publicitário, Pós-graduado em Marketing Estratégico e criador do Publicitários Social Club.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *