Skip to main content
eleições-2012

A primeira eleição conectada no Brasil

Essas eleições municipais que acabaram em algumas cidades e terão segundo turno em outras mostraram nitidamente como mudou em 2 anos o uso da internet e das mídias sociais no Brasil. Lembro que quando o Obama se elegeu todo mundo envolvido com marketing e publicidade debateu sobre tudo que foi feito e tudo mais, a pergunta era como seria o uso por parte dos candidatos a presidência e ao governo nas últimas eleições, mas agora vimos essa realidade nas mãos dos eleitores.

Fotos das urnas no momento do voto. Fotos denunciando a velha prática de se jogar os “santinhos” dos candidatos no chão. Polêmicas sobre políticos entrando na justiça contra Facebook e Youtube por material que poderia prejudicá-los. Os próprios cidadãos debatendo, compartilhando e postando sobre seus candidatos e sobre a campanha em geral. Inclusive vi um vídeo denunciando que alguns cadeirantes estavam encontrando dificuldades de votar porque não havia ninguém para ajudá-los a chegar onde deveriam realizar o voto na sua zona eleitoral. Acredito que a popularidade dos smartphones no país é o principal fator para essa mudança.

Na minha opinião é a primeira vez que temos uma eleição “conectada” de fato. Mostra como as coisas não acontecem aqui com tanta rapidez quanto nos outros países que já observamos alguns fenômenos de comportamento. Temos que sempre lembrar das barreiras para se adquirir alguma tecnologia que muitas vezes deixam um pequeno grupo brasileiro parecendo que é a realidade de um país… quando não é.

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *