Skip to main content
nokia

A Nokia está desesperada?

Eu acho que sim. Duas das suas últimas campanhas foram baseadas em uma mentira para chamar a atenção. A “Perdi meu amor na balada”, atraiu um monte de gente através de uma história falsa onde as pessoas se engajaram a ajudar alguém a encontrar seu “amor” e agora a do Lumia 920 que foi filmada com equipamento profissional e não a câmera do celular, como dava a entender.

É evidente que a Nokia não conseguiu ainda se estabelecer no mercado de smartphones. A grande empresa de telefonia celular não conseguiu bater de frente com a Apple (iOS) e nem com a Samsung (Android). Ainda vende muitos celulares (é a líder considerando todos os produtos), mas mesmo assim suas vendas tiveram queda. Imaginem o cenário: a empresa está muito ameaçada pelas concorrentes que só crescem enquanto ela diminui. Bate o desespero né?

Não sei qual será o futuro da empresa, talvez seus smartphones com o sistema operacional da Windows e não o Symbiam possam dar uma renovada no fôlego. A única coisa que eu tenho certeza absoluta é que mentindo pras pessoas através de propagandas mentirosas não é o caminho pra voltar a crescer. Eles já tem perdido credibilidade com seus produtos que utilizam um sistema operacional que não emplacou, agora vão perder na sua comunicação também?

Comente aqui

Um comentário em “A Nokia está desesperada?

  1. Acho que desespero é uma palavra forte. Acho que ela Ta no caminho de ficar desesperada. Realmente ela anda tendo quedas em suas vendas, diria que desesperada, mesmo por nao estar na mídia tão freqüentemente diria que a RIM. O grande mérito da Samsung hoje é ter investido em dois pontos importantes pro negocio dele: design e parcerias. A Nokia patinou nas duas, mas continua no mercado e a grande massa, até no mundo, ainda consome expressivamente. Outro ponto que ela perdeu foi, ter demorado a perceber o seu modelo de negocio, de venda de produtos/aparelhos para serviços/sistemas, coisa que a Apple fez, com IOS e ITunes e depois a Samsung. Ela ficou perdida durante alguns anos se sustentando em outras produtos do grupo. Acho que ela vai conseguir se reerguer, mas terá que correr. Já a comunicação? Realmente foram suas bolas fora, no momento onde ela nao podia. Aumenta-se o agravamento pelo fato das grandes operadoras nao anunciarem seus produtos mais caros em campanhas freqüentemente, ou seja, diminui-se awareness pra produtos com talvez margens maiores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *