Skip to main content
swot

A análise de SWOT e importância da sua aplicação

A Análise de SWOT é uma das melhores ferramentas estratégicas para que você possa identificar e visualizar de forma mais ampla o cenário geral em que a sua marca está inserida e o resultado disso irá guiar o desenvolvimento de todo o seu planejamento e das suas ações.

O que significa SWOT?

A palavra SWOT é uma sigla em inglês das palavras Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats. Em português SWOT pode ser traduzido como Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Esta matriz facilita a visualização destas quatro características, que são inerentes aos mais variados tipos de empresas. E não serve apenas para empresas, a SWOT pode ser utilizada para qualquer situação que você precise para entender estrategicamente o ambiente em que está.

Esses quatro fatores podem ser divididos em Ambiente Interno e Ambiente Externo. O Ambiente interno são os fatores que você tem controle, que são as suas Força e Fraquezas, já o Ambiente Externo são fatores que você não tem controle, como as Ameaças e Oportunidades. Entenda um pouco do que é cada ponto dessa matriz.

  • Forças: Tudo o que está relacionado ao seu negócio e que você considera como uma vantagem frente a sua concorrência. É tudo o que você possa considerar vantagem. É em cima destes fatores que você deve reforçar a comunicação, pois são diferenciais competitivos.
  • Fraquezas: Tudo o que você ainda não conseguiu implementar e que você considera diferencial negativo com relação aos seus concorrentes. Ou seja, tudo aquilo que você sabe que precisa melhorar. Estes fatores merecem uma atenção especial, pois são o calcanhar de Aquiles da sua empresa e os concorrentes podem estar atentos a isso e se aproveitar destas suas fraquezas. Portanto, foco na melhoria esses fatores.
  • Oportunidades: Estes fatores são tudo aquilo que pode te beneficiar de alguma forma e você deve estar atento a eles para tirar proveito disso e sair na frente da concorrência. É tudo o que você não tem controle, mas pode te beneficiar de alguma forma. Fique atento a antecipação desses fatos e não apenas ficar esperando acontecer, pois em alguns casos você pode prever antecipadamente e já se preparar para isso.
  • Ameaças: Estes fatores podem ser observados na concorrência e em fatos político-econômicos também. Ou seja, aquilo que pode melar o seu negócio. Fique atento a isto e, a exemplo das oportunidades, tente se antecipar esses fatores para que os efeitos sejam minimizados.

Você deve preencher todos esses pontos com o máximo de informações possíveis. Após preencher toda a matriz, faça um cruzamento dos fatores para que você possa identificar o que é prioridade e o que pode ser deixado para depois. A diferença entre uma boa Análise de SWOT e uma que não vai te ajudar em nada é que você deve saber o que fazer com os dados gerados até agora. Esta análise deve te motivar a ação e te ajudar a montar a sua estratégia. Vou te mostrar algo simples, mas de muita eficácia para tirar melhor proveito da Análise de SWOT. Preste atenção no que vou te mostrar, pois quando você se deparar com esses cruzamentos, você saberá exatamente o que fazer.

Força x Oportunidades

Aqui é o melhor cenário possível. Você deve utilizar uma estratégia de ataque. Tire proveito máximo da sua força em relação a oportunidade.

Força x Ameaças

Neste cenário, você pode ficar um pouco mais tranquilo, pois a ameaça encontrará te bem preparado para esta situação. Mas nunca baixe a guarda e mantenha os olhos sempre abertos.

Fraquezas x Oportunidades

Esse cenário pode ser considerado algo animador, pois é a chance que você tem de transformar uma fraqueza em força. Não perca esta oportunidade e coloque uma atenção maior aqui, pois os resultados tendem a ser positivos se você der a devida atenção a este cenário.

Fraquezas x Ameaças

Aqui é o ponto crítico. Você encontra uma ameaça que vai de encontro ao seu ponto fraco. Você está num cenário que não tem forças para sair dessa situação e se vê obrigado a se defender para minimizar as perdas. Muita atenção e controle emocional neste momento.

Este é o diferencial de uma Análise de SWOT bem-feita. Ter as informações e saber como usá-las e aplica-las é o que fará a diferença nos seus resultados.

Comente aqui

Thiago Acioli

Publicitário, Pós-graduado em Marketing Estratégico e criador do Publicitários Social Club.