Skip to main content

9GAG, “Como Eu Me Sinto Quando” e o comportamento humano

como-me-sinto-quandoO tumblr “Como Eu Me Sinto Quando…” é o terceiro mais acessado do mundo. A proposta dele é postar Gifs que indicam a reação de pessoas em determinadas situações. É muito engraçado mesmo quando tu não te identifica, pois é fácil perceber a relação da expressão no GIF com o momento citado. Para mim o motivo para tamanho sucesso é definido na própria descrição do site: “Minha vida e sua vida em GIFs. Porque todo mundo é muito diferente e parecido ao mesmo tempo.“.
 
Essa afirmação de que somos únicos e ao mesmo tempo parecidos já martelava minha cabeça pensando no sucesso dos memes, sites como 9GAG e por aí vai. São usuários criando situações nas quais passam, postando em diferentes sites e outros se identificando e compartilhando. Isso tudo me levou a uma ideia: será que não temos em mãos uma nova “ferramenta” para estudar o comportamento das pessoas?
 
É fato que se perguntarmos para alguém como ela se sente, o que ela faz em determinada situação e como ela se comporta em geral as respostas nunca seriam tão “puras” quanto as que partiram direto da pessoa por livre e espontânea vontade. Isso porque mais de 90% das nossas decisões e comportamento são inconscientes e se formos racionalizar o que fazemos nem sempre vamos estar falando a verdade (o que não significa que estaremos mentindo. Simplesmente não sai a realidade).
 
Quem nunca viu uma dessas tirinhas do Derp, Derpina, Herp ou de qualquer personagem que for e pensou: “Eu achei que era só eu!“. Talvez para as pessoas tenha dado um conforto para não se sentirem estranhas por algumas manias. Vejo isso como um dos motivos do sucesso desses sites que permitem os usuários mandarem as suas criações com comportamento que possuem ou coisas que sempre quiseram dizer e finalmente tem um espaço onde podem falar sem ter um julgamento direto (da uma impessoalidade postar no 9gag por exemplo). E para nós que trabalhamos com marketing e precisamos entender as pessoas, pode ser uma fonte de informações. Não a única, mas acho que da pra buscar alguns insights legais sobre como as coisas são.E vocês, o que pensam disso?

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *