Skip to main content
marca pessoal

9 razões para ter uma boa marca pessoal

Ultimamente você já deve ouvir muito sobre o termo “marca pessoal”. Mas é realmente útil? Ter uma boa marca pessoal pode te ajudar a conseguir um emprego melhor, ou melhor ainda, manter o que você já tem.

Em primeiro lugar, deve ficar claro que este conceito servirá para discutir as razões que incentivarão você a trabalhar sua imagem. A marca pessoal é apenas o que os outros pensam de você quando você não está por perto. É o perfume que você deixa no ar quando você sai de algum ambiente.

Veja aqui algumas razões por trás da importância de cultivar a sua marca pessoal.

1. Contribuir para melhorar essa marca

Todo mundo tem uma marca pessoal. É inerente em nós. Portanto, devemos estar conscientes disso e conhecer qual a percepção que as outras pessoas tem de nós, e em seguida moldá-la para que realmente nos represente.

2. Ajudará a controlar sua imagem projetando a mesma no mercado.

Você deverá trabalhar a sua marca pessoal, redesenhar e melhorar, se realmente você deseja alcançar êxito.

3. Uma boa marca pessoal atua como o nosso principal diferencial.

Por que você e não outra pessoa? Trabalhando a nossa marca pessoal podemos conseguir que ela reflita quem realmente somos. Para destacar esse conjunto de valores e habilidades que o fazem único e especial. Isso servirá para destacar, caso você dispute uma vaga por um emprego, sua vantagem sobre o seu concorrente.

4. Uma boa marca pessoal aumenta sua visibilidade.

Vamos parar de nos definir pelo nosso trabalho, ocupação, situação pessoal ou empresa que representa. Para se tornar reconhecido pelo seu nome, é o conjunto de valores que implica.

5. Estaremos nas mentes de nosso futuro cliente, empregador ou influenciador.

Com uma marca pessoal adequada, você deixa de ser apenas um, para se posicionar no mercado como a opção preferida. Em suma, nossos ativos ganham valor.

6. Uma boa marca pessoal nos permite manter sempre ativo.

Desenvolver uma marca pessoal envolve uma constante evolução, uma análise de trabalho permanente, ações do projeto e alcançar os objetivos que nos valoriza como profissional. Qualidades, por outro lado altamente valorizadas em qualquer âmbito profissional.

7. Começamos a ser avaliados tanto por quem somos, como por aquilo que fazemos.

Podemos alcançar a notoriedade através da nossa marca pessoal, criando uma marca blindada que será alimentada através de esforço e objetivos cumpridos.

8. Sempre seremos um potencial ativo.

Nada de ficar desempregados, ou se deixar levar pela maré. A marca pessoal pode se encarregar do seu futuro profissional, e ser quem marca tanto o ritmo e o caminho a seguir.

9. O limite é de estabelecer-nos.

Somos donos do nosso destino. Profissionais com marca pessoal tem claro qual é o seu objetivo, e quais os passos que deve seguir para consegui-lo.

Comente aqui

Thiago Acioli

Publicitário, Pós-graduado em Marketing Estratégico e criador do Publicitários Social Club.