Skip to main content
redator

8 perguntas para um redator publicitário

Olá pequenos Olivettos, hoje vamos falar de redação. Uma área da criação superinteressante, mas ainda um tanto nebulosa. Até agora! Com esse post eu pretendo desvendar alguns dos mistérios desta grande profissão.
Então prepare-se para ver respondidas todas as questões que sempre quis saber, mas nunca teve a coragem de perguntar. Ou mesmo vontade.

1 – O que faz um redator de publicitário?

Dizem que todo publicitário é um fotógrafo incompreendido ou um escritor frustrado. Ou seja, tenho uma tekpix e ainda não publiquei um livro, me julguem.
Explicando de maneira simples, um Redator publicitário cria ideias para solucionar determinados problemas de comunicação de um produto, marca ou serviço. Depois de criadas elas são transformadas em títulos, texto e roteiros independente da mídia .

2 – Onde trabalha?

GERALMENTE em agências de comunicação ou diretamente com certas empresas (jornais, revistas e etc.). Mas você pode esquecer da sua vida pessoal e pegar alguns freelas para fazer, sendo o seu próprio patrão e se tornar o rei do home-office.

3 – O que você estudou para se tornar um redator publicitário?

Essa questão é complexa, indo direto ao ponto: não existe nenhum curso específico para área. Eu por exemplo fiz o curso normal de “Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda”. Mas nem todos os redatores fizeram esse curso, alguns estudam jornalismo, letras, filosofia ou mesmo nem estudaram. (°o°)

A publicidade trabalha sobre os pilares do marketing e saber disso é essencial. O segredo é estudar, e continuar estudando sobre marketing, se aprofundar no aprendizado da língua portuguesa e continuar sempre escrevendo para ser cada vez melhor.

4 – Quais as características que um redator precisa ter?

Inúmeras, desde saber a fórmula de báskara de cor, pregar um botão ou fazer um bom café. Mas vou tentar falar as principais:
– Saber escrever e gostar de fazer isso.
– Ser curioso, procure saber sobre tudo.
– Ler sobre tudo, desde livros que te façam escrever melhor até Veja, Turma da Mônica e bula de remédio.
– Não só ler, mas também assistir, ouvir, sentir e comer de tudo. Esteja disposto a absorver todo tipo de cultura.
– Esteja disposto a trabalhar muito, você não vai quebrar pedras com uma marreta. Mas uma folha em branco pode ter o mesmo peso para a sua mente.
– Saiba o que é Marketing e obrigatoriamente continue aprendendo sobre.
– Ter um Hobby.

5 – Escrever é legal?

Demais, eu amo e gosto muito. Escrever é personificar o que a sua mente cria, é conseguir resumir inúmeros tipos de conhecimento e imaginação para um objetivo. Sua mente é a sua única ferramenta, são poucas áreas que permitem isso de forma tão livre. Trabalhamos com nossa imaginação, somos mercadores de ideias, isso é lindo. – Lágrimas escorrem pelo meus rosto enquanto digo isso.

6 – Vou ser rico sendo um Redator?

Não. Próxima.
Nenhuma profissão te deixa rico, é o seu talento e esforço que fazem isso acontecer. Na área há casos sim, mas são poucos, eu por exemplo não sou (ainda). Em todo caso não perca a esperança e continue se esforçando e nas horas vagas escreva um livro de auto-ajuda, vai que…

7 – O mercado precisa de Redatores?

Nossa e muito! O mercado é extremamente carente de redatores, é uma das áreas mais carentes de bons profissionais. Eu disse BONS, não ache que porque tirou nove na redação de volta das férias da escola você já é um put@ profissional. Para ser um bom profissional nunca deixe de estudar e se aprimorar, se fizer isso sempre existirá vaga pra você.

8 – Pra finalizar, vamos fazer um bate-bola jogo rápido?

Um livro? – Os Miseráveis
Um filme? – Psicose
Uma sopa? – De letras
Uma palavra? – Empatia
Uma referência? – Bill Bernbach
Um sonho? – Conhecer o Sílvio Santos
Um palavrão? – Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico
Comida – As duas melhores coisas da vida
Uma dica – Não tente reinventar a roda, só a faça redonda.

Comente aqui