Skip to main content
fontes

8 fontes para você não esquecer de usar

Quem trabalha com arte e criação frequentemente se pega em frente ao computador, rolando o scroll eterno daquele box enorme de fontes instaladas na máquina, aplicando uma a uma ao seu texto, na expectativa de encontrar aquela fonte perfeita para a mensagem que você quer transmitir. Vez ou outra, recorremos àquelas fontes “coringa”, que sempre caem bem nas mais triviais linguagens visuais que a gente desenvolve.

Mas e quando a ordem é pensar numa linguagem mais específica? Ou quando chega o momento em que você se enjoa e, finalmente, resolve inovar e fazer diferente? Veja a seguir algumas dicas que podem te ajudar a fazer a escolha certa na tipografia dos seus layouts.

 

A primeira e mais óbvia das dicas é: não existe fonte 100%. Nem 0%. Cada linguagem pede por uma determinada tipografia e até a odiada Comic Sans tem seu espaço no mercado. Maurício de Sousa e sua Turma da Mônica que o digam:

fontes quadrinhos

Mas se você não tem em planos reproduzir texto de quadrinhos, talvez seja saudável manter alguma distância da Comic Sans e partir para alguma dessas:

Bebas Neue
fontes bebas
Quando falei em fonte coringa, referia-me a exemplos como este. Bem conhecida por aí, essa fonte cai bem em (quase) todo projeto. O tipo é sóbrio mas consegue ser moderno com as suas proporções.
Link para download da fonte.

Intro
fontes intro
Mais impacto que “Impact”! Os traços diagonais e objetivos fazem desse tipo bem versátil e moderno.
Link para download da fonte.

Code
fontes codelight
Um estilo de fonte bem manjado – fina, com caracteres grandes e arredondados – para um trabalhos mais sofisticados.
Link para download da fonte.

Florence
fontes florence
Uma fonte pouco robusta? Talvez… Mas a fragilidade dela garante seu espaço em um logo com ar mais feminino ou infantil, por exemplo.
Link para download da fonte.

Yanone Kaffeesatz
fontes yanone
Puxada para o informal/jovem, a Yanone não é das mais “amigáveis”. Mas é uma boa pedida, por exemplo, para um projeto de site bem vendedor voltado a um público mais jovem.
Link para download da fonte.

Metropolis
fontes metropolis
O que essa fonte diz para mim? Diz “quote do dia pra o Instagram”. Dentre outras coisas.
Link para download (direto) da fonte.

Limberg
fontes limberg
A escrita quase infantil dessa fonte remete, por exemplo, à comunicação de mensagens sobre simplicidade e positividade. Outra coisa que transborda nas mídias sociais.
Link para download (direto) da fonte.

Sketch Block
fontes sketchMais uma fonte bastante conhecida. Quer dar uma cara de rabisco jovem para o trabalho? Que tal investir nessa?
Link para download da fonte.

 

+Bônus:
ESQUEÇA DE USAR ESTAS FONTES

Talvez você não concorde com as dicas de fontes para lembrar usar. E está no seu direito, se assim for. Mas em todo caso, eu peço uma coisa: esqueça de usar estas a seguir. A não ser que seja estritamente adequado!

Courier
fontes courier
Tem pelo menos 10 opções de fontes “digitais” gratuitas mais atuais do que esta pela web.

Brush Script
fontes brush scriptPensando em usar para o convite do chá-de-bebê da sua prima?
Não. Simplesmente não.

Papyrus
fontes papyrus
Reinando por aí em flyers de cartomantes e restaurantes por quilo de quinta categoria.

Avant Garde
fontes avant garde
Por fim, uma fonte que fez história.
E na história deve permanecer.

 

Comente aqui

Ricardo Fernandes

Profissional freelancer de conteúdo e RP. Formado em publicidade, pós graduado em marketing e comunicação integrada. Publicitário, marketeiro e escorpiano. São Paulo/SP