Skip to main content
frank-underwood

8 dicas do Frank Underwood sobre estratégia de social media

Você assiste a série House of Cards? A nova temporada, a terceira, de House of Cards teve sua estreia no dia 27 de fevereiro. Decidi então pegar 8 citações do protagonista da série, o Frank Underwood, retirando algumas lições valiosas sobre mídias sociais e da vida em geral.

Frank Underwood é o personagem mais amado e odiado

O Frank é considerado um personagem manipulador, conivente, maquiavélico e até mesmo cruel, ao mesmo tempo recebendo significantes elogios da crítica como um dos anti-heróis do século XXI. Interpretado por Kevin Spacey, sendo uma variação de Francis Urquhart, o protagonista do romance e da minissérie de televisão britânica que House of Cards é baseada.

Alguns dos diálogos de Underwood são apresentados em um discurso direto ao espectador, uma técnica narrativa que quebra a quarta parede. [ATENÇÃO — SPOILER] Ele é o Corregedor da Maioria na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos durante toda a primeira temporada, pertencendo ao Partido Democrata. Na segunda temporada ele é nomeado vice-presidente dos Estados Unidos antes de tornar-se presidente no último episódio.</FIM DO SPOILER>

Frases de efeito podem ser dicas para sua estratégia

Por ser o protagonista, Frank Underwood também chama atenção pelas suas frases de efeito. Quem assiste a série não se preocupe com spoilers. Não é a intenção deste texto. Então vamos lá, conheça as 8 dicas de social media e também de marketing tradicional que o Frank Underwood dá em suas frases:

Não há melhor maneira de dominar um pingo de dúvida de que com uma inundação de verdade nua e crua“.

Ser honesto é sempre uma boa estratégia especialmente em social media. Se os usuários de mídia sociais perceberem que suas mensagens tem intenções sinceras, eles vão se envolver com você. Ser honesto sobre o que você representa, autêntico na forma como você se comunica com seu público vai ajudá-lo a estabelecer uma boa reputação nas mídias sociais e construir relacionamentos significativos com o seu público.

A insegurança me aborrece“.

O Frank Underwood está certo; a insegurança é chata. O que o público espera de você é ser confiante sobre sua marca ou produto e um líder de pensamento em sua indústria. Ser confiante sobre a qualidade do que você tem para oferecer traduz em confiabilidade.

Se você não gosta de como a mesa está posta, vire a mesa“.

As mídias sociais são plataformas abertas, onde as pessoas discutem sobre marcas e produtos, partilham opiniões e dão feedback. Portanto, é importante monitorar conversas on-line e participar activamente nelas.

Se você não gosta do que está sendo dito sobre sua marca nas mídias sociais, não tente rejeitá-lo, ignorá-lo ou silenciá-lo. Em vez disso, participe da conversa e tente moldá-lo de modo transparente, qualificado, aberto e receptivo. Use seus canais de mídia social para demonstrar o impacto dos esforços de sua marca e criar novas experiências positivas para o seu público.

Afinal de contas, não somos nada mais ou menos do que o que nós escolhemos para revelar

O que Frank Underwood quer dizer é que você precisa pensar cuidadosamente sobre sua estratégia de conteúdo em mídias sociais, utilizando o seu conteúdo e canais atentamente para construir uma comunidade em torno de sua marca e criar uma consciência.

Uma vez que um tweet ou um post no Facebook está vivo, ele está lá para todo mundo ver. Houve momentos em que as marcas foram imprudentes sobre o que postar nas mídias sociais. Em 2012, a KitchenAid tuitou um comentário altamente inapropriado sobre falecida avó do presidente Barack Obama, que levou a um grande estrago na reputação da marca.

Sempre deve-se pensar duas vezes antes de postar algo nas mídias sociais. Afinal de contas, o conteúdo positivo é envolvente, otimista e acima de tudo politicamente correto!

A generosidade é a sua própria forma de poder

Ser generoso é bom karma nas mídias sociais. Há muitas maneiras de ser generoso com o seu público. Um estudo recente mostrou que as pessoas seguem marcas em mídias sociais para ofertas e promoções especiais e acesso a conteúdos exclusivos. Então recompensar o seu público, dando-lhes o que eles estão procurando e manifestar o seu apreço por envolver ativamente com eles é uma estratégia considerável.

Mesmo Aquiles era tão forte quanto o calcanhar“.

A base de um plano de marketing eficaz é conhecer os pontos fortes e fracos de sua marca. Dessa forma, você poderá identificar onde você deve focar, o que precisa de sua atenção e recursos para tomar medidas transformando suas fraquezas em forças.

Correr a maratona não o sprint

As mídias sociais são ferramentas para ajudar você a atingir seus objetivos de marketing, o que significa que você não deve tratar as mídias sociais como algo separado de sua estratégia global de marketing, mas sim como parte integrante do mesmo.

Portanto, é importante manter seus olhos no objetivo e definir o seu plano de ação, assim como Frank Underwood faria. Defina suas metas (específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e de prazos) e então conseguirá chegar a seus indicadores chave de desempenho (KPIs) de sucesso.

Leia a boa impressão

Frank Underwood é um homem de detalhes. Então, vamos ser como ele e manter um olhar atento a suas análises de mídias sociais e fazer de seus relatórios um hábito. Dessa forma, você obterá melhores insights sobre como você está longe de alcançar seus objetivos.

Para melhorar deve-se mudar. Para aperfeiçoar mude frequentemente“.

Lembre-se que sua estratégia de mídias sociais não é estática, mas deve sim evoluir com você. Portanto, reveja, reavalie e redefina o seu plano de ação de mídias sociais com frequência. Afinal, nada está escrito em pedra.

Gostaram da matéria? Tem alguma observação a acrescentar? Deixe aqui nos comentários e não esqueça também de compartilhar com seus amigos. Um grande abraço e até a próxima. 🙂

*Esse texto foi traduzido e readaptado com algumas alterações de estrutura da sua versão original. Também pegamos uma base desta fonte.

Comente aqui

Thiago Acioli

Publicitário, Pós-graduado em Marketing Estratégico e criador do Publicitários Social Club.