Skip to main content
atitudes

8 atitudes de um verdadeiro líder de equipes

atitudesVocê provavelmente já deve ter tido alguns chefes ao longo de sua carreira. Nessas experiências, algum deles se transformou em seu “modelo de líder”? Alguns profissionais têm a sorte de encontrar pelo caminho um chefe inesquecível, mas por que será que ele conseguiu essa proeza?

A seguir, listamos algumas atitudes de como se transformar em um chefe dos sonhos de qualquer funcionário:

1. Acredite no inacreditável

Chefes memoráveis esperam mais – deles mesmos e dos outros. E te mostram como chegar lá, levando todos a um caminho que até então parecia impossível.

2. Veja oportunidades na incerteza

Crises, problemas inesperados, mudança de planos… O chefe inesquecível vê uma oportunidade em meio ao caos. Em vez de enxergar uma barreira, vislumbra uma nova via. Ele reorganiza, motiva e inspira toda a equipe e deixa a empresa mais forte.

3. Seja humano

Mostre alegria sincera ao ver um trabalho concluído e desapontamento sincero com você mesmo quando as coisas derem errado. Celebre, enfatize e se preocupe. Vale se frustrar e também mostrar insatisfação. Profissionalismo com uma pitada de sensibilidade é inspirador.

4. Proteja sua equipe

Nunca jogue seus colaboradores na fogueira. Também não tente ficar com os créditos de um trabalho feito por outros.

5. Coloque a mão na massa

Você já passou pelo processo de trabalho antes de se tornar chefe, então não se intimide se tiver que fazer tudo de novo. Grandes chefes não temem desafios ou problemas.

6. Lidere por permissão, não por autoridade

Chefes incríveis lideram porque seus colaboradores querem ser liderados por eles. Esse tipo de profissional inspira e motiva equipes. Eles precisam sentir que trabalham “com” e não “para” um chefe.

7. Trabalhe por uma causa melhor

Grandes chefes trabalham pelos interesses da empresa e de sua equipe, instituindo um senso de orgulho entre todos e dedicação para superar metas.

8. Assuma riscos reais

Não seja superficial. Arrisque-se por áreas desconhecidas, medidas impopulares ou desconfianças. A recompensa pode ser enorme e, além disso, inspira os outros a atingirem seus sonhos por palavras, ações e, mais importante, por exemplos.

Fonte: Blog Lovemondays

Comente aqui

Thiago Acioli

Publicitário, Pós-graduado em Marketing Estratégico e criador do Publicitários Social Club.