Skip to main content
pinterest

7 perguntas chave para ter êxito no Pinterest

Você utiliza o Pinterest? Esta mídia social agora conta com nada menos do que 70 milhões de usuários, por isso falamos de uma das mídias sociais mais populares do mundo. O Pinterest é, definitivamente, um lugar ideal para desenvolver uma campanha de marketing.

Falamos sobre um recurso que ainda não foi explorado em comparação com o Facebook e o Twitter, o Pinterest tem um potencial muito grande. Muitas empresas comercializam suas campanhas no Pinterest, no entanto grande parte da estratégia é a mesma ou muito semelhante aos conceitos de marketing utilizadas em outras redes sociais.

A seguir, irei destacar algumas opções fundamentais que podem ajudá-lo a melhorar o seu marketing nesta mídia social.

1. Você usa as medidas apropriadas para fotos?

No Pinterest tudo se move em torno das imagens, e as maiores também são mais visíveis. A largura total de uma imagem no Pinterest é de 735 pixels, por isso é bom que você tenha certeza que a medida está correta.

2. Você classifica seus pins em boards diferentes?

Não pine em apenas 3 ou 4 boards. Tente ter uma série de várias boards para que você possa chegar a pessoas muito diferentes e, assim, tornar a sua informação tão acessível quanto possível.

Por outro lado, todo mundo tem suas preferências e ninguém gosta de ver constantemente a informação que não interessa. Crie um monte boards diferentes e dedique a cada um tema específico para que ofereça aos seus fãs a opção de escolher o que eles estão realmente interessados.

3. Você usa uma página de negócios no Pinterest?

Certifique-se de que você está usando a página de opções da sua empresa e não o seu perfil. Os usuários verão o seu site, mas você vai ter acesso a estatísticas que estão disponíveis apenas para as empresas.

4. Você faz o trabalho de SEO no seu Pinterest?

Claro que o SEO no Pinterest desempenha um papel muito importante. Esta mídia social oferece muitas oportunidades de usar palavras-chave e, assim, alcançar rankings mais elevados nas opções de pesquisa. Siga esta pequena lista:

  • Certifique-se que é fácil encontrar. O ideal é usar o nome da sua empresa ou um nome muito similar.
  • Crie boards diferentes, utilizando palavras-chave relevantes em cada um.
  • No About Me se limite a 160 caracteres para descrever a sua seção de negócios que é mais do que suficiente para explicar brevemente o que fazes, utilizando palavras-chave relevantes.
  • Em suas próprios pins mantenha um espaço para inserir uma descrição. Aproveite para usar as palavras-chave.

5. Você grupos de boards?

Os grupos de boards permitem que seus seguidores pinem suas próprias imagens em seu board. Uma vantagem é que seus seguidores podem compartilhar seus conhecimentos com outros clientes que utilizam seus produtos. É importante para mostrar a seus fãs que você está muito interessado no que eles têm a dizer. Assim, o conteúdo gerado pelo usuário é também um dos tipos de conteúdo mais comuns.

Você pode ver que este é um board compartilhado, se você tem um pequeno ícone cinza que parece um grupo de pessoas, ao lado do nome no painel.

6. Tem boards que não estão relacionados com a sua marca?

Existem conteúdos que não estão relacionados com a marca e que oferece bons resultados. Claro que deve ter alguns boards dedicados com a sua marca.

No caso de uma loja de sapatos, é normal ter um conselho de sapatos masculinos, um outro de sapatos femininos, mas também pode ter outros boards da marca relacionados? Cultura da marca. Isso irá manter seus seguidores interessados.

7. Você relaciona o seu conteúdo com a sua marca?

Claro que você quer que seu post tenha um grande alcance. Você deseja seguir as pessoas que interagem com seus pins e que seu conteúdo seja repinado. Isso significa que o seu conteúdo será distribuído em toda a Internet. Por isso é muito importante adicionar sempre em um canto o logotipo da sua marca.

Espero que essas perguntas possam esclarecer suas dúvidas sobre o Pinterest e o poder que ele pode agregar ao seu negócio. Aproveito também para divulgar nosso perfil no Pinterest. Lá temos conteúdo de infográficos, logotipos, pôsters de filmes, entre outros. Passa lá e confere.

Caso você tenha alguma dúvida, escreva abaixo nos comentários. Um grande abraço e até a próxima

Comente aqui

Thiago Acioli

Publicitário, Pós-graduado em Marketing Estratégico e criador do Publicitários Social Club.