Skip to main content
facebook engajamento

7 dicas para aumentar o engajamento no Facebook

Como ferramenta de negócios, o Facebook está continuamente dominando as pesquisas de popularidade como um componente chave da maioria das estratégias de marketing digital. Entretanto, por causa dessa longevidade, você talvez encontre dificuldades de criar conteúdo novo e ter ideias inovadores e diferentes para a fanpage que você gerencia.

Embora seja tentador escrever algo simples, juntar com uma imagem e publicar no Facebook, utilizar uma estratégia pode aumentar as chances de engajamento e criar uma conexão real com os consumidores e audiência. Confira as dicas a seguir!

1- Timing é tudo!

Sabemos que é um conjunto. Público + conteúdo + meta a ser atingida. Mas o timing no post do Facebook é algo que deve ser considerado. Preste atenção no público, e foque nas pessoas que você quer atingir. Por exemplo, se o alvo for uma mãe, o melhor momento para atingí-la provavelmente será diferente que em um adolescente.

2- Inclua imagens nas redes sociais

Você provavelmente já ouviu diversas vezes sobre os benefícios de atrelar imagens a publicações no Facebook.

Fotos recebem 53% mais curtidas que as publicações normais e 84% mais cliques em links.

  • Divulgue imagens de pessoas de verdade
  • Foque em rostos
  • Opte por imagens de estilo de vida, invés de somente os produtos
  • Seja direto
  • Encorage respostas curtas
  • Crie álbuns de imagens
  • Use nostalgia ao seu favor

3- Faça promoções e concursos no Facebook

Se tem algo que todo mundo gosta, é ganhar algo de graça. A chance de ganhar algo completamente de graça é um grande incentivo, e é provável que custe menos para o seu negócio se comparado com o valor da marca e presença nas mídias sociais.

4- Feedbacks dos usuários

“Crowdsource” funciona como um canal de ouvidoria social, que nós sabemos que é um componente importante em qualquer estratégia de social media. O assunto favorito de todos no Facebook é: eles mesmos. Então perguntar aos seus fãs o que eles pensam, e pedir feedbacks, é uma ótima maneira de aumentar o engajamento.

Publique uma pergunta simples, ou use enquetes para ver os resultados em diferentes perguntas, e você conseguirá ver exatamente o que a sua audiência, o que os consumidores, querem.

  • Colete depoimentos a partir dessas perguntas
  • Separe os comentários dos posts
  • Peça aos fãs para enviar fotos usando o produto
  • Faça um concurso para juntar mais imagens de clientes satisfeitos
  • Faça um concurso!

5- Impulsione os seus posts

Enquanto alguns ainda discutem sobre isso, impulsionar as publicações da fanpage que você administra ainda é considerada uma maneira efetiva de alcançar e engajar o público.

  • Ajuda a promover o seu produto/serviço
  • Encoraja os visitantes a conhecer a sua marca
  • Espalha a mensagem e a marca pela rede social

6- Busque por ideias da audiência

Essa dica pode ser colocada lado-a-lado com a 4 (“Feedbacks dos usuários”), por um bom motivo. As atividades, publicações, comentários e qualquer outro tipo de engajamento que você fizer na fanpage do cliente, oferecem dados válidos e que você deve considerar. Fique atento ao tipo de conteúdo que as pessoas reagem melhor, que tipo de conteúdo elas ignoram, e então defina o tipo de conteúdo que deve ser feito para cair nas graças do público.

 

7- Providencie conteúdo único e de valor

Eu sei. Não faz sentido falar isso, pois é bem óbvio, mas o número de empresas e marcas que se baseiam em material – obviamente – reciclado e reaproveitado mostra o nível de oportunidades perdidas no Facebook. Até este ponto, você já sabe exatamente quem é o seu alvo, então cuidadosamente considere o conteúdo que eles acharão mais valioso. O senso comum ajudará na hora de fazer o brainstorming.

Lembre-se: a sua marca é única! Independente de existirem concorrentes diretos ou não, existem detalhes que só o seu produto/serviço tem. Então use isso como vantagem e destaque esses detalhes.

Existem infinitas possibilidades. Então tire mais tempo para pensar nas estratégias e planejar a campanha de Facebook com uma comunicação que traga o consumidor para junto, e faça-o ser um representante/apoiador da sua marca.

 

 

Fonte:
https://blog.hootsuite.com/7-facebook-marketing-tips-to-help-increase-engagement/

Comente aqui

Fernanda Landim

Formada em Publicidade e Propaganda, nerd e apaixonada pelo Canadá. Durante algum tempo estive perdida sobre que área da Publicidade deveria focar. Decidi explorar um pouco de cada.