Skip to main content
ferramentas gratuitas e-commerce

6 ferramentas gratuitas para otimização do seu e-commerce

Sabe aquele projeto maroto, onde você precisa otimizar alguns processos e não tem de onde tirar budget para isso…?!

Ou ainda, você precisa ganhar em performance na sua loja virtual e não tem ideia de por onde começar?

Bom, seus problemas acabaram: chegou o meu mais novo artigo no PSC, que vai te mostrar 6 ferramentas GRATUITAS que podem te ajudar a ganhar tempo e otimizar algumas etapas na gestão e manutenção de um e-commerce.

Vamos a lista:

1) Copyscape: Você suspeita que alguém está copiando seu conteúdo!? O Copyscape te ajuda a identificar onde o seu conteúdo aparece na web. Copiar conteúdo é ruim para a performance de um site em SEO, então não replique o mesmo conteúdo em todas as páginas do seu site. O correto aqui é cada página ter conteúdo único e exclusivo (você já deve saber disso).

 

2) Clickheat: Qual o banner mais clicado na home page da minha loja virtual!? Você já se fez essa pergunta em algum momento… O Clickheat te ajuda a entender qual o recurso de navegação mais clicada em uma página atráves de um mapa de calor.

3) Web Developer: Essa é uma extensão de navegador, que possui uma série de ferramentas para inspecionar os elementos de uma página e ainda verificar possíveis erros de scripts. Não sabe se aquele novo script f$%#¨@ ta funcionando corretamente na sua página, o Web Developer te ajuda a testar isso.

4) Pingdom: Com o Pingdom você analisa o tempo de download de uma página e recebe dicas de como deixa-la mais rápida. Encontre gargalos de performance e proporcione um download mais rápido durante a navegação no seu ecommerce.

5) SSL Server Test: Tem dúvida sobre a segurança de um determinado site? Use a SSL Server Test e verifique a profundidade das configurações SSL de qualquer web server publico. Ele identifica possíveis falhas de segurança e também compatibilidade com outros clients.

6) Typeform: Para criar pesquisas de satisfação que ajudem a melhorar as informações da sua base, para serem trabalhadas no seu processo de CRM, o Typeform é uma ótima opção. Crie formulários de pesquisa e compartilhe o link ou incorpore a pesquisa no html do seu email. E o melhor de tudo, o Typerform tem integração com Google Analytics.

Dica PLUS*****

Use os recursos do Google Search Console a seu favor. Além de todos os relatórios e informações referentes a indexação do seu site, o Google disponibiliza duas ferramentas excelentes: Page Speed Insights e Structured Data Testing Tool.

Page Speed Insights: Aqui você consegue verificar o desempenho de uma página em desktops e dispositivos móveis. Ela ainda analisa o tempo de carregamento e faz recomendações sobre como melhorar a performance da página.

Structured Data Testing Tool: Trabalhar com dados estruturados pode melhorar muito a taxa de cliques nos resultados de busca orgânica do seu e-commerce. Essa ferramenta além de validar os dados estruturados de uma página, sugere também, como possíveis erros na aplicação dessa marcação podem ser corrigidos.

Comente aqui