Skip to main content
restaurante

6 dicas para promover seu restaurante no Facebook

Se você tem um restaurante, certamente deverá gastar tempo e esforços para a sua página do Facebook. Depois de um tempo você começa a se perguntar se talvez esta dedicação é rentável, se vale a pena manter e o que aconteceria se interrompesse o processo.

Para responder a essas perguntas, parece lógico que você precisa ver claramente que, graças ao seu esforço no Facebook, seu restaurante aumentou o faturamento. Após a concluir uma análise da necessidade de continuidade do projeto, você poderá definir ações específicas que podem ajudá-lo a obter um maior sucesso do seu restaurante no Facebook.

Tenha plena consciência do seu objetivo principal

Se supõe que você dedica o tempo com o Facebook para aumentar as vendas de seu restaurante. Se não, certamente você não precisa continuar lendo este artigo.

Qual é o valor essencial do seu restaurante?

A casa pode ser uma decoração fabulosa, deslumbrante, serviço impecável, excelente localização, vista maravilhosa, requintados, os preços tentadores, mas presume-se que o valor essencial de qualquer restaurante é a cozinha, certo?

Aceite que os resultados plantados no Facebook são de colhidos a longo prazo

A internet é um meio fundamentalmente visual. Se o valor central de seu restaurante é a cozinha, você deve ser capaz de exibi-la em todo o seu esplendor visual. A primeira prioridade de qualquer restaurante para promover eficientemente na internet é ter ótimas fotos de seus pratos.

O investimento que você tem que fazer para fotografar profissionalmente os pratos de seu restaurante será o investimento mais rentável que você pode fazer na sua promoção de internet, que vai certamente te ajudar a atingir um objetivo claro e óbvio para aumentar seu faturamento. Note que não é qualquer imagem de qualquer fotógrafo. Em uma fotografia qualquer prato pode ser bonito, sofisticado, dramático. Mas somente um verdadeiro fotógrafo profissional especializado pode manifestar ainda mais o seu apelo de ser irresistivelmente apetitoso.

Se você não é um fotógrafo profissional, é difícil, embora não impossível, que você possa conseguir esse efeito nas fotos por si mesmo. Basicamente porque você sabe que o prato lhe diz muito mais do que qualquer outra pessoa, e é precisamente essas “coisas” que um bom fotógrafo profissional especializado tem mais possibilidades conseguir resaltar.

Use as guias na página de Facebook para integrar o seu restaurante

Como você sabe, quem passa o dia todo no Facebook a cada dia vai custar mais sair dele. Portanto, uma opção bastante conhecida é permitir que os usuários acessem guias personalizadas na sua fanpage. Essa guias são aquelas caixas sob a imagem da capa da página do Facebook (na versão antiga da fanpage. Já na nova, elas ficam no lado esquerdo abaixo da imagem do perfil), que normalmente indicam o número de “Like”, ou dão acesso a eventos, fotos, etc. Imagine não ter que sair do Facebook para ver o cardápio, acessar o formulário de reservas, para entrar em contato, mapa de localização, etc.

Ela incentiva os seus clientes a seguir a sua página no Facebook, publicar fotos, rotuladas e escrever comentários até mesmo do celular, por isso, convide seus amigos para seguir a sua página. Proporcione acesso wi-fi e verifique se a senha é claramente visível, mesmo se você tem que mudá-la de vez em quando para evitar abusos. Não se esqueça de explicar tudo bem detalhado no cardápio. Destaque sempre o endereço do seu site e também a url da sua fanpage.

Seus posts na página do Facebook não podem ser apenas promocionais, devem ser particularmente úteis e, sempre que possível, com um toque de personalização para obter uma ligação emocional com seus seguidores (tudo isso para gerar mais engajamento). Está claro que o mais importante são as imagens dos pratos, também as ofertas, promoções, notícias, imagens dos arredores, ambiente, eventos, etc. Mas antes de tudo isso, você deve priorizar as publicações com maior probabilidade de gerar o “engajamento” acima mencionado. Algumas idéias: receitas, dicas e segredos culinários apresentados pessoalmente pelo chef; convites, comentários e publicações para clientes específicos feitos por funcionários; recomendações sobre alimentos (produtos, lojas, lojas on-line, etc.).

Tire um tempo para desenvolver os textos descritivos dos pratos

Você sabe que uma boa fotografia de “dar água na boca” só terá efeitos devastadores acompanhadas de um texto descritivo perfeitamente concebido e elaborado.

Não hesite em contratar anúncios no Facebook, antes de qualquer outro online ou impresso

Facebook é uma empresa que, lógica e naturalmente, quer fazer negócios. Ele provou o seu poder como uma ferramenta de influência e comunicação com os clientes. Há alguns meses, está limitando progressivamente a visibilidade de seus posts para “motivar” a pagar por esse aumento de visibilidade. Pode parecer um abuso, mas na verdade é ainda um presente. Anúncios do Facebook são a forma mais ágil, direto, eficaz, eficiente e econômica para alcançar seus clientes, graças a suas múltiplas opções de segmentação, controle de custos e escopo, etc.

Por último, mas não menos importante, tente trabalhar em parceria com outros restaurantes e outras páginas do Facebook, trocar publicações, realizar campanhas de comunicação conjuntas, promoções e ofertas especiais, etc. Eu tenho certeza que você vai pensar em um monte de idéias. A interação que você pode conseguir, permite multiplicar exponencialmente o alcance com um custo pequeno em comparação com qualquer outro meio ou propaganda na mídia tradicional ou promocional.

Se você seguir esses nove pontos, certamente alcançará o objetivo de que, graças ao seu esforço no Facebook, haverão aumentos no faturamento do seu restaurante e, se não, você pode precisar perguntar a si mesmo para mudar os pratos, a cozinha ou cozinheiro do seu estabelecimento.

Comente aqui

Thiago Acioli

Publicitário, Pós-graduado em Marketing Estratégico e criador do Publicitários Social Club.