Skip to main content
dicas

6 dicas de marketing online para Copa do Mundo

dicas

Eventos esportivos são capazes de unir pessoas, não importando suas crenças, classes sociais ou religiões. O mundial da Fifa é o maior exemplo disso. Ao redor do mundo, durante 30 dias, pessoas deixarão de lado todo tipo de rivalidade para torcer por suas seleções.

A final da última edição foi vista por 1 bilhão de espectadores ao redor do mundo. De olho nisso,  grandes marcas nacionais e multinacionais, aproveitam o momento para aumentar ainda mais o seu destaque e privilégio junto ao consumidor.  Mas e se você é um pequeno empresário e não possui a verba das grandes marcas, como tirar proveito deste momento?

Existem algumas ações eficazes e com custos baixos que podem ser aplicadas durante este período. Veja a seguir como marketing online pode ser aplicado para aproveitar o Mundial.

1. De olho no torcedor

Torcedores adoram se organizar para assistir a eventos esportivos. Aproveite a oportunidade para oferecer ofertas. Este é o momento perfeito para divulgar aquele kit de churrasco e aperitivos. Que tal itens de decoração? Pense em como seu produto pode ser interessante para o torcedor durante os preparativos para o dia do evento.

Se você possui um restaurante ou lanchonete por que não divulgar seu serviço de entrega? Muitos de seus clientes irão preferir assistir aos jogos em casa e eles precisarão de comida ou lanches. Esteja presente.

Você pode criar ações pontuais para cada jogo da seleção, por exemplo oferecendo produtos com descontos e ofertas especiais. Uma opção é hospedar sua oferta em um aplicativo na fanpage de sua empresa.

belafix

2. Abuse das redes sociais

O Brasil é o segundo maior mercado para Facebook e o terceiro maior para o Twitter. Isso significa que nós adoramos redes sociais. Além disso, o fato da Copa ser em nossa casa, faz com que o movimento, em torno do evento,  nas redes sociais aumente. Então você e sua empresa não devem ficar fora dessa. Abuse das redes sociais, crie posts em sua fanpage, mantenha seus fãs engajados. Procure oferecer conteúdo que seja informativo e útil para o torcedor neste momento. Pense sempre “eu compartilharia este link?” se a resposta for não, comece outra vez.

3. Como eu vou?

Todos nós conhecemos a dimensão do Brasil e, também sabemos, que a Copa terá sedes em diversos Estados. A locomoção entre estas sedes pode ainda ser uma preocupação para os despreparados. Se seu negócio é uma agência de viagens ou uma rede de taxis, por que não realizar concursos e sorteios oferecendo pacotes de viagens para os participantes?

aero concurso

4. Os gringos estão chegando

Muitas vezes quando viajamos esquecemos algumas coisas como: escovas de dentes, pentes e outros artigos de uso pessoal. E, mesmo conhecendo nosso destino, somos surpreendidos por imprevistos. Imagine como os visitantes estrangeiros podem ser pegos de surpresa. Pode ser uma boa ofertar roupas de banho, chinelos, loções para o corpo. E em locais como São Paulo, por exemplo,  guarda-chuvas ou até mesmo casacos podem ser úteis para estes visitantes, pois há uma grande chande de eles serem surpreendidos por um friozinho inesperado.

Use ferramentas de marketing online para criar campanhas que ajudem a promover seu negócio para este público – anuncie no Facebook e Google para alcançar públicos específicos.

5. Marketing em tempo-real

Sim, durante as próximas semanas o mundo inteiro irá respirar futebol, viver de futebol, falar de futebol. Sua empresa deve fazer o mesmo. Forneça conteúdo quentinho para seus fãs e seguidores. Esteja sempre atualizado. Promova sua empresa e procure vender em 100% do tempo, mas não deixe que seus consumidores saibam que você está fazendo isso. Procure ser natural e seus clientes verão sua empresa como aquela que fornece conteúdo útil e relevante, e não como aquela que tenta empurrar seus produtos a todo custo.

6. Interaja com os fãs de sua página

Você já deve ter realizado diversas formas de interação em sua página. Que tal manter seus fãs engajados durante as partidas? Hospede jogos em sua página. Por que não hospedar um “bolão” em sua fanpage. Você pode criar um concursos de votos e pedir que seus fãs votem na seleção que eles acreditam que será a vencedora naquela rodada. Sorteie prêmios entre aqueles que votaram na seleção vencedora. Ações como esta são simples de implementar e geram engajamento na página, além de aumentar o conhecimento de marca.

votacao-copa

Se você tiver mais dicas para arrasar nesta Copa compartilhe conosco comentando abaixo.

Comente aqui