Skip to main content
QR Code

5 Razões Para Não Usar QR Code

QR Code

Eu sempre tive problema com “modinhas” no que diz respeito ao mundo digital. Geralmente porque “modinhas” podem ser explicadas pela frase: “Nossa, eu preciso fazer isso porque todos estão fazendo mesmo sem saber pra que serve, como utilizar melhor e se dará resultado”. O QR Code entrou nessa (no caso estou falando do uso no marketing especificamente e não em questões de logística, estoques…).

Antes de mais nada sei que existem casos de sucesso, mas na minha visão eles se explicam muito mais pela estratégia geral do negócio do que pelo próprio QR Code. O que eu vejo no geral é essa ferramenta jogada em banners, anúncios, vitrines, placas, embalagens… sem nenhum critério! Melhor ainda quando o desenho é muito pequeno e praticamente impossível de ser lido ou está quase no chão em uma vitrine ou no meio de uma dobra da embalagem quando é utilizada como maneira “legal” de “mostrar alguma informação do produto”.

Além de ser utilizado de maneira ruim, tem outros fatores que me leva a crer que o QR Code não é a melhor solução 99,9% dos casos (no Brasil, mas alguns se aplicam para todos locais do universo):

1) Smartphones não possuem leitor nativo. Por si só, isso já é uma grande coisa. O usuário precisa fazer o download e instalar um app que leia o QR Code. Talvez ele já tenha feito isso uma vez e está disposto a ler todos com seu aparelho, mas isso é a exceção e não a regra. Como sei disso? A próxima explica.

2) Não tem volume de uso nem nos EUA. Ok, podemos pensar “Mas aqui pode ser diferente”. Não será, pelo simples fato de que se em um lugar com uma rede de internet móvel melhor não é tão eficiente assim (sem contar no mercado mais maduro e pessoas já alguns anos na frente em uso da tecnologia), imagina aqui que penamos com nossas redes 3G?! Isso me leva ao próximo ponto.

3) Redes 3G péssimas. Vamos considerar que a melhor sacada do QR Code é ser usado na rua para o cidadão interessado em algum produto e/ou serviço tenha a possibilidade de acessar mais informações a respeito dele no seu smartphone ou tablet. Dependendo da região, as prestadores de serviços de telefonia móvel se alternam entre quem será a pior de todas. Nada mais frustrante pro usuário querer usar seu 3G e a conexão estar ruim. Sinal Wi-Fi em zonas públicas é quase inexistente (pelo menos aqui no RS). Apostaria que quando um cliente se sente frustrado ao tentar ler o QR Code porque seu sinal está ruim, descarrega todo seu ódio na empresa de telefonia e também na empresa que resolveu utilizar a ferramenta para divulgar algo. Nada muito agradável para a sua marca, não é mesmo?

4) Utilizar o QR Code para estar na moda. Isso leva a algo sem nexo como, por exemplo, mandar o “cliente” para o site da empresa. Ora, convenhamos: o cara já se deu o trabalho de baixar o app, ler o QR Code e a grande coisa é acessar o site!? E pra piorar, é bem provável que o site não será mobile ou responsivo. Já vi um caso onde direcionava ao perfil no Twitter de uma marca que NÃO POSTAVA NADA! (Antes que digam algo, pode ser que a estratégia realmente seja fazer as pessoas entrarem no site… mas pra isso, espero que além do QR Code, tenha uma landing page específica para alguma ação que se quer que o “cliente” faça)

5) O QR Code é a ideia brilhante. Não, ele não será. Pode ser que a ideia brilhante seja melhor executada pra determinado propósito usando a ferramenta, mas não ele.

Eu admito que sou implicante com ele porque vejo mais coisas ruins sendo feitas do que boas. Também não vejo um desenvolvimento pleno de comportamento para as pessoas usarem que indique: nossa, isso é realmente sensacional. Claro que eu exagerei ali, dizendo que 99,9% não se deve usar… é algo como 99% na verdade. Antes de mais nada, como qualquer bom planejador, pense no seu objetivo. Faça aquela pergunta: Por que eu quero fazer isso? O que eu quero atingir? Depois de ter a resposta invista seu tempo em como chegar ao resultado e se, por alguma razão muito forte, o QR Code estiver como o grande vencedor entre todas as ferramentas e alternativas use-o (mas não esqueça: considere muito TODAS AS OUTRAS ALTERNATIVAS).

Comente aqui

6 comentários em “5 Razões Para Não Usar QR Code

  1. se a utilização for esta (direcionar a pessoa para um site) pode ser que não tenha utilidade.
    O uso em cartoes de visita por exemplo já é extremamente util.
    O que se tem feito é colocar todos os dados dos contatos (nome completo, telefone, email, site, endereço etc.) no QR e aí sim é mto util e tem vida longa. Afinal, quem quer ficar cadastrando telefone no celular?

  2. Cara eu creio que somente ele é. Mal utilizado, pq é como tu diz grande parte utilizou simplesmente por “modinha”, faltou talvez alguém de fato, para explicar realmente a verdadeira função e como utiliza-lo. Se talvez tivesse ocorrido isso, teríamos mais casos de sucesso. Hj por exemplo, alguns fabricantes de celulares ja projetam no próprio celular o aplicativo. Ele é embutido com a câmera, prova disto o web.whatsapp.

  3. Caro Feliple, li que você viaja o mundo em busca de novidades.
    Que inveja!
    Tenho no entanto uma grande novidade, bem aqui no Brasil para você não precisar viajar.

    Gostaria de conhecer sua opinião sobre QR Code, pois a novidade se relaciona com ele.
    Exatamente no uso do QR Code como marketing.

    Existe uma coisa mais sem sentido do que você para na rua para ler um QR Code?
    Chega a ser ridículo.
    No japão, pais que mais adora o QR Code no marketing, as pessoas simplesmente não
    leem o quanto gostariam simplesmente para não perderem tempo diante do emblemático
    código.

    O seu uso, portanto e minimizado exatamente por isso.

    Agora chegou uma solução a nível mundial para acabar com este problema, um QR Code
    que pode ser lido sem a necessidade do leitor ficar parado diante do famigerado código.
    Basta ver o código em um poster, por exemplo, e sem parar, acionar um aplicativo com um
    único toque e… Pronto! Os dados do QR Code já estão no seu celular.

    Escolhi você para conhecer em primeira mão esta revolucionário projeto, totalmente brasileiro.

    Caso tenha interesse em conhecer mais detalhes, por favor informar, também gostaria de
    conhecer sua opinião sobre QR Code.

    Muito grato pela atenção.

    1. Caro Jussier Soares Pereira …

      Achei muito interessante o seu comentário e tenho interesse em conhecer este seu revolucionário projeto.
      Seria possível conhecer mais detalhes ??? !!! …

      Muito obrigado pela atenção.

      …. abrAÇÃO …

    2. Jussier Soares Pereira …

      Achei muito interessante o seu comentário e tenho interesse em conhecer este seu revolucionário projeto.
      Seria possível conhecer mais detalhes ??? !!! …

      Muito obrigado pela atenção.

      …. abrAÇÃO …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *