Skip to main content
monitoramento

5 motivos importantes para investir em monitoramento

Estar presente nas redes sociais já não é mais uma questão de escolha para as empresas. Por isso, ter uma presença digital bem definida é fundamental para que as marcas fortaleçam a sua identidade e a comunicação com os seus clientes.

Para que devo utilizar o monitoramento?

É importante estar atento ao que se é falado pelo público nas redes sociais, assim como ao que se é publicado pela mídia na internet, acompanhando de perto o que é citado sobre a marca na rede. Portanto, confira cinco bons motivos dos quais o monitoramento é indispensável para a sua empresa e saiba como aproveitar os dados obtidos:

Conhecer o consumidor – A crescente utilização das redes sociais propicia uma rica fonte de informações, da qual é possível conhecer detalhadamente o público consumidor. A partir da análise das menções espontâneas, pode-se traçar o perfil dos usuários, conhecer as tendências e saber o que é mencionado sobre a marca, a fim de elaborar estratégias para melhoria ou lançamento de produtos ou serviços.

Evitar/gerenciar crises e aproveitar oportunidades – Através do monitoramento, é possível identificar cenários de crise, agilizando uma tomada de decisão e agindo proativamente, evitando que o problema tome proporções maiores. Além disso, com uma atuação efetiva, pode-se detectar oportunidades, como oferecer um serviço a um usuário que expôs determinada necessidade.

Analisar a Concorrência – Para estar bem posicionado no mercado, é necessário estar por dentro da atuação da concorrência. É imprescindível observar o comportamento dos oponentes, estudando os pontos fracos e fortes, além de examinar a repercussão dos produtos mediante o público. Dessa forma, servirá de parâmetro do que é ou não aceito pelos consumidores em comum.

Mensurar resultados – A partir da extração dos dados, é possível analisar quantitativa e qualitativamente as informações. O relatório gerado explicará causas e consequências de determinados eventos – como crises e campanhas – ocorridos no período, e apresentará insights para novos projetos, servindo de apoio para o aperfeiçoamento ou a prospecção de novas ações.

Planejar estratégias – Com os relatórios periódicos, é possível conhecer detalhadamente as preferências dos consumidores, saber quais canais de comunicação tiveram a melhor performance, identificar as publicações mais engajadas, acompanhar a aceitação de campanhas, observar a evolução de crescimento de seguidores/fãs e verificar fatos que ocasionaram crises. Essas informações auxiliam no planejamento de novas estratégias.

Para realizar esses procedimentos, é necessária a contratação de ferramenta específica para monitoramento, que ajuda na coleta de informações. Contudo, é fundamental que sejam designados profissionais para o planejamento e a estratégia desse monitoramento, análise dos dados obtidos, além da produção de relatório quantitativo e qualitativo das menções.

Comente aqui