Skip to main content
app-mobile-viral

5 dicas para que seu app possa viralizar

app-mobile-viral
foto: gettyimages.com

Antes de mais nada, não existe fórmula pronta para que seu aplicativo mobile viralize. No entando, existem técnicas para que isso aconteça. Nesse post separei 5 dicas que possam fazer que o seu app viralize.

Alguns aplicativos viralizam forçadamente graças a métodos de repetição na mídia. eles são pagos para que os meios de comunicação em massa e perfis influentes, divulguem cada vez mais. Porém, existem aplicativos que são viralizados naturalmente (essa é a graça da coisa). Exemplos disso é o Angry Birds, Flappy Bird e o mais recente 2048.

As 5 dicas que separei para facilitar a sua viralização são: valor, design intuitivo, recompensa, praticidade e simpatia com a marca.

Valor

Você pode pensar que seu aplicativo está perfeitamente adequado às necessidades do seu público-alvo, mas você só terá certeza absoluta disso se o seu público te responder que aquela necessidade que ele precisa suprir, ou seja, o resultado que o seu aplicativo mostre, terá que ser satisfatório. E como faço isso? Com testes do consumidor.

Teste e integre o feedback em cada etapa do desenvolvimento do aplicativo. Crie versões beta. Até hoje o Orkut é beta e fez tanto sucesso, por quê não o seu?

Após lançar seu aplicativo, não pare de testá-lo. Você deve estar sempre aprimorando-o até que o seu público não possa viver mais sem ele. Crie um valor para seu aplicativo de modo que o seu público fique refém dele, como um vício.

Design intuitivo

O seu app precisa de um design atraente, facilitador e intuitivo. As funçõe de inscrição e compartilhamento devem estar bem definidas logo no início. Só assim o usuário não ficará frustado nos estágios iniciais.

Uma boa dica é integrar o cadastro/login por meio das mídias sociais. Hoje os usuário detestam preencher aqueles formulários gigantescos que pedem até o tipo sanguíneo do cara.

dicas app mobile viral

Recompensa

Incetive os usuários com promoções e recompensas para que eles possam incentivar a compartilhar seu produto e também convidando os seus amigos para participar. Isso aumenta significativamente o alcance do seu produto/serviço.

Praticidade

Seu aplicativo precisa ser mais do que bom, útil e valioso. Ele tem que ser incrível. Se os usuários de hoje são legais, a sua aplicação também deve ser.

Existem inúmeros aplicativos semelhantes ao seu, mas o que deve separar o seu dos demais é a sua capacidade de ser simples, diferente e intuitivo. Não apenas ser simples, o essencial é ser simples e prático.

Simpatia com a marca

Essa é uma regra de ouro para que seu app obtenha sucesso. A sua marca precisa ser forte e marcar na cabeça do usuário. Impressione, faça com que sua marca simpatize com o seu público. Aqueles que gostarem da sua marca irão compartilhar facilmente com seus amigos.

O método mais indicado para isso é a pesquisa. Procure saber o que é que seu público gosta. Veja seus hábitos, o que eles compartilham. Molde sua marca não apenas pela necessidade do usuário, mas que o mesmo goste de estar com sua marca e queira falar dela para outras pessoas. A simpatia com sua marca é o passo mais próximo para a viralização do seu app.

Os usuários de hoje estão mais informados, com mais opções. Eles estão mais seletivos sobre o que gostam e o que querem compartilhar. Consequentemente eles não tem tanto tempo para acompanhar tudo que aparece ao seu redor.

Espero que essas dicas possam ajudar você com seu atual projeto de aplicativo mobile. Só não pense que seguindo essas regras irão te garantir a viralização do seu app, mas certamente lhe dará uma vantagem sobre os seus concorrentes.

O que você achou dessas dicas? Concorda? Gostaria de acrescentar algo a elas? Qual a principal causa para um aplicativo viralizar? Escreva nos comentários e inicie um debate conosco. Não esqueça de compartilhar essas dicas com seus amigos.

Comente aqui

Thiago Acioli

Publicitário, Pós-graduado em Marketing Estratégico e criador do Publicitários Social Club.