Skip to main content
dicas marketing digital

5 dicas de marketing digital para empreendedores iniciantes

1. Defina e conheça o seu público

Definir o público que você deseja atingir com o marketing digital é uma das primeiras coisas a se fazer. E não é apenas definir, mas conhecer o seu alvo. O público poderá ser algo mais abrangente ou mais específico, isso dependerá do produto ou serviço que você oferecer.

Faça uma pesquisa de mercado, construa uma tabela de oportunidades, ameaças, forças e fraquezas do seu negócio e realize a chamada Análise SWOT, isso certamente irá ajudá-lo a tomar decisões importantes nesse momento.

2. Escolha os melhores canais para comunicação

Definido e conhecido o seu público, é hora de escolher os canais mais atrativos e fáceis de chegar até ele. Ter um site próprio ou um blog é importante, passa uma maior confiança às pessoas e ajuda na fama do seu negócio.

Crie perfis do seu empreendimento nas redes sociais mais práticas e de maior alcance para o seu público, como Facebook, WhatsApp e Instagram. Mas atenção: é preciso saber o que realmente funciona com o seu público, fazer um planejamento para atualizar estes canais com regularidade e priorizar aquele que te der mais retorno positivo.

3. Crie conteúdo

Definido o seu público e os melhores caminhos de chegar até ele, é preciso agora criar conteúdo para abastecer os seus canais de comunicação e oferecer a outros meios, como a imprensa, fazendo o uso de releases do seu negócio, por exemplo.

Breves dicas para criar conteúdos são: analise o seu negócio e veja que tipos de temas atrativos ele pode render baseado na sua utilidade, diferencial, inovação etc.; Utilize uma linguagem simples e de leve estrutura visual.

4. Encontre clientes

Com seus canais de comunicação em funcionamento e a proliferação de seus conteúdos, você atrairá possíveis clientes até você. Porém, se você deseja outras formas de conquistar clientes, uma sugestão é cadastrar o seu negócio em sites especializados em conectar empreendedores a clientes.

5. Avalie os seus resultados

Documente todos os passos do seu negócio e avalie os seus resultados do marketing digital. Veja os pontos positivos, negativos e trace metas e estratégias para otimizar o seu empreendimento. Utilize ferramentas gratuitas da internet, como as de SEO, para auxiliar suas análises. A periodicidade da avaliação fica a seu critério.

Comente aqui