Skip to main content
Sherlock Holmes

5 dicas da série Sherlock Holmes para bons mercadólogos

É incrível como nós, profissionais de comunicação possuímos uma leve tendência de ser apaixonados por séries. Por que será? Não sei, talvez esta pergunta eu possa responder num próximo texto, mas, se você é daqueles fiéis as boas séries que não piscam, não comem e nem olham pro lado enquanto aquela cena tão esperada não termina eu convido a você assistir Sherlock Holmes, que além de se divertir muito você poderá tirar ótimas lições de marketing, isso mesmo, o detetive mais inteligente de todos os tempos possui boas dicas para nós e eu escolhi as 5 melhores, confira meu caro Watson e desculpem meu lado spoiler, é meio inevitável, mas tentarei ser o mais sucinto possível.

1. Investigue o comportamento de seu público alvo (nos mínimos detalhes)

Sempre ouvimos que temos que atender as necessidades e expectativas dos clientes, mas, todos sabemos que na realidade temos que ir além disto, temos que superar qualquer ponto de expectativa, estudar nosso público, entender seus passos, seus comportamentos, como compram, como consomem, fazer ligações com os melhores canais de atendimentos, atuar com as melhores personas para as mídias será fundamental para sua empresa estar um passo a frente de todos e isto será um ótimo cartão de visitas.

“As pessoas não sabem o que querem, até mostrarmos a elas.” Steve Jobs.

2. One more thing: cartas nas mangas, “ah” como são necessárias!

Falando em Jobs, como esquecer suas famosas apresentações que sempre deixava o melhor para o final, lembrando que ainda tinha uma última “coisinha” para acabar a noite e o público realmente delirava, pois é, Sherlock Holmes possui da mesma estratégia, tanto para enganar seus inimigos, surpreender Watson ou conquistar ainda mais seu público. Em seu departamento, quando for conversar com seu chefe tenha boas cartas nas mangas, aquela “última coisinha” antes de terminar a reunião ou o expediente, assim, você se destacará e conquistará mais do que colegas, mas, admiradores de seu trabalho.

3. Amigos farão você produzir mais e melhor

John Watson é o fiel escudeiro de Holmes e um ótimo exemplo de como os amigos nos ajudam no dia a dia de nossas empresas, aquele chefe difícil, aquele job de última hora põe última hora nisto ou aquele famoso “aprovado com alteração” que tem um grande poder de tirar a gente do nosso estado normal, além de serem ótimos catalisadores de emoções, cultivar amigos fará com que você tenha bons advogados quando precisar e sim, uma hora eles serão necessários.

4. Faça um bom diagnóstico de sua empresa (de tudo, sim, tudo mesmo)

Sabemos que Sherlock Holmes é um grande fã de xadrez, talvez você não goste do jogo, mas saber se posicionar e ter boas estratégias serão fundamentais para o seu sucesso e isto só vem através de bons diagnósticos e muitas vezes conhecer suas falhas será mais importante do que as qualidades e aquela famosa análise SWOT será importante para você conseguir agir diante de seus concorrentes e não apenas reagir as ações deles.

5. Bom humor, sempre, por favor!

A série tem um ritmo alucinante, como sempre não poderiam faltar prisões, tiros, explosões, porém, o que chama muito a atenção é o toque bem humorado da trama que faz com que seus longos episódios passem extremamente rápido. Em nosso dia a dia seremos praticamente obrigados a encontrar aquela famosa “Inteligência Emocional”, acrescente boas doses de alegria em cada job, no mínimo eles ficarão mais coloridos.

Interessou-se pela série? Confira na Netflix não estou ganhando pra isso, tem até a terceira temporada e a promessa de um especial de Natal para 2015. Espero que tenham gostado das dicas e lembrem-se é tudo marketing meu caro Watson.

Comente aqui