Skip to main content
Smartphones

5 comportamentos dos usuários de smartphones

O estudo “Our Mobile Planet: México“, desenvolvido pelo Google, fala sobre o uso dos smartphones no ano passado onde mostra dados muito interessantes que nos ajudará a entender melhor os usuários e estabelecer estratégias de marketing mais eficientes.

O estudo foi dividido em 5 áreas de interesse

1. Os smartphones tornaram-se indispensáveis em nossas vidas.

Na época do estudo, observa-se uma penetração de 37% da população que utiliza smartphones. O mais importante é que 73% desses usuários acessam a internet pelo menos 1 vez por dia e quase sempre trazem consigo o seu smartphone.

2. Os smartphones mudaram o comportamento do consumidor.

Os serviços mais utilizados a partir destes dispositivos são pesquisas, vídeos, mídias sociais e aplicativos de download. Estima-se que 94% dos usuários costumam usar o dispositivo enquanto faz outras atividades, como ouvir música ou ficar nas mídias sociais.

3. Os smartphones permitem que os usuários percorram o mundo.

Os serviços de geolocalização permitem, através de rastreamento, informar aos seus amigos onde ele está localizado e também podem buscar informações de algum estabelecimento, afim de fazer comprar ou ir a algum barzinho curtir um happy hour. 95% dos usuários de smartphones tem utilizado esses serviços para obter informações e 89% deles interagem com a marca.

4. Os smartphones mudaram a forma de compra dos consumidores.

Estima-se que 39% dos usuários de smartphones tem feito uma compra através destes dispositivos, e 91% dos usuários procuram informações sobre determinado produto ou serviço.

5. Os smartphones permitem que os anunciantes se comuniquem com os usuários.

93% dos anúncios para smartphones são vistos pelos usuários e para que esses anúncios sejam efetivos são utilizadas estratégias de marketing, pois estima-se que 86% dos usuários teve consulta ou pesquisa pelo smartphone depois de ver um anúncio tradicional/offline.

Em resumo, a penetração dos smartphones estão aumentando e os usuários desses aparelhos tem se mostrado um público muito interessante e atraente, porque eles são potenciais compradores. Portanto, seu plano de marketing deve incluir esses dispositivos.

Veja algumas dicas de como fortalecer sua estratégia de marketing para dispositivos móveis.

  • Inclua anúncios como parte de sua estratégia de marketing. Tenha um site otimizado para celulares e vários outros dispositivos móveis (responsividade).
  • Estabeleça canais de comunicação para facilitar e promover a interação de dispositivos móveis, como por exemplo a inclusão de QR-Code em suas campanhas.
  • Certifique-se que o seu estabelecimento esteja presente no Google Maps, Swarm Foursquare, Waze e otimize isso para que na busca você consiga obter bons resultados.

Espero que essas dicas possam te ajudar em sua estratégia de marketing para mobile. Um abraço e até a próxima.

Comente aqui

Thiago Acioli

Publicitário, Pós-graduado em Marketing Estratégico e criador do Publicitários Social Club.