Skip to main content
seo

5 coisas sobre SEO que eu não vou lhe dizer nesse artigo

Com todas as mudanças de algoritmo, atualizações e principalmente maturação de mercado, fazer SEO não é mais tão simples ou fácil como era antes. Dez anos atrás, cinco anos atrás, três anos atrás ou ainda um ano atrás, esqueça tudo o que você aprendeu… Sim, você já deve ter ouvido isso de muitos especialistas em marketing digital ou lido em alguns artigos, e com certeza deve ter entrado em choque. Calma, que nem tudo é tão ruim quanto parece.

O SEO mudou, o marketing digital mudou, a internet mudou, o mundo mudou… Ser o que você era a 10 anos atrás não te leva a lugar nenhum, há não ser que você seja o Eike Batista, certo!? 😉

 

A vida é um ciclo desenfreado de evolução, quem não acompanha, consequentemente fica para trás.

E isso não é diferente para o SEO!

O mercado evoluiu, e essa nova geração de SEOs (profissionais de SEO) anda um tanto quanto preguiçosa. Fazer link building, trabalhar spammando (em excesso) palavras-chave nas tags de snippet, usar texto lateral em categoria, nuvem de tags no rodapé com links… Essas são práticas que já foram muito usadas e tinham (ou não) bons resultados para posicionamento em mecanismos de buscas. Porém como o mercado evoluiu, o Google não ficou pra trás e também evoluiu:

evolução algoritimos Google
clique na imagem para ampliar

Fonte: http://www.peasoupdigital.co.uk/

Entendendo melhor, em números, no total nos últimos 4 anos foram aproximadamente 3055 mudanças algorítmicas e de estrutura no Google. E esse número cresce, conforme os anos passam:

  • 2011/2012: 500 atualizações;
  • 2012/2013: 665 atualizações;
  • 2013/2014: 890 atualizações;
  • 2014/2015: 1000 atualizações;

Isso é um indicio grande de que o Google cada vez mais quer servir o usuário com um conteúdo relevante e de qualidade, o que não deveria ser novidade para nenhum profissional de SEO. Mas, como tudo que cresce de forma acelerada e que pode ser ligado a uma tendência, o mercado de SEO está saturado com profissionais que em sua grande maioria são preguiçosos.

Trabalhar SEO de forma correta e que traga bons resultados é tão complicado quanto era a 10 anos atrás, o diferencial é que hoje temos mais de 10 anos de maturação de mercado e cases que mostram o que funcionou ou não na época.

Ter referências, estudos, análises de casos, pesquisas e afins, te ajudam a entender a complexidade de uma determinada área de atuação, mas isso não te torna especialista ou detentor de uma verdade absoluta.

Se até para fazer um bolo, sua avó quando esquece algum ingrediente e acaba IMPROVISANDO, se supera no sabor e faz bolos cada vez melhores… Por que a improvisação não seria um recurso valioso em SEO!?

Conhecer os recursos e estratégias ou ter uma formula, te da vantagem frente a quem não tem conhecimento nenhum sobre uma determinada área. Porém, se esse alguém sem conhecimento nenhum, for curioso o bastante para testar e principalmente criar novos padrões com base em seus estudos e referências de outras áreas, seus resultados não poderiam ser tão bons ou até melhores do que os dos ditos especialistas?

Quebrar padrões e fugir de regras, não é nada fácil, porém é o que pode te dar notoriedade e melhores resultados. Ser o “fora da curva” em alguns casos, é o diferencial entra mais um projeto ou o projeto da sua carreira.

Não estou dizendo que tudo o que é feito hoje é ineficiente ou ruim, o que quero dizer é que deixamos de arriscar por ter medo e receio de fugir do padrão.

Comportamentalmente falando, o ser humano em um âmbito geral é conformista, são as exceções que acabam tendo sucesso e êxito pleno no que realizam. Você não precisa ser um gênio e sempre criar algo novo ou surpreendente toda vez que entrar em um novo projeto, apenas seja mais curioso e use seu conhecimento (e o dos outros) a seu favor.

Resumindo: Teste, mensure, analise e teste de novo (repita eternamente)…

O diferencial aqui é ter sim suas convicções e só desistir delas depois de comprovadas por você mesmo, que elas não sevem!

Agora você deve estar se perguntando, quais são as 5 (ou 3) coisas sobre SEO que não vou te dizer nesse artigo?

Vamos a elas:

  • Estude: Tudo o que você puder, por mais banal que seja,  pode ser esse o estudo a te dar embasamento para uma estratégia matadora em um projeto futuro;
  • Relacionamento: Conheça profissionais da sua área, mas não deixe de lado as pessoas… Uma conversa informal, aquela do happy hour de sexta-feira, pode te trazer insights maravilhosos para aquele projeto que está te dando dor de cabeça;
  • Mudanças: Não tenha medo de mudar… Arrisque, busque novas experiências e use elas para trazer mais experiências novas (a mudança é um ciclo viciante :P)

Agora você que tem uma formula de sucesso, ou segue a risca o que um determinado guru fala sobre um assunto, meus pêsames.

Comente aqui