Skip to main content
marketing

4 tendências de marketing mais importantes para 2015

O marketing no ano passado a grande maioria das marcas experimentaram mudanças a nível estratégico para fazer frente a um consumidor exigente, informado e com um alto nível de especialização em tecnologia de consumo.

Para 2015 é esperado o acompanhamento dessas mudanças com a intenção de satisfazer ainda mais os consumidores, antecipando-os a eles. Um trabalho bem feito será o de pesquisar profundamente os hábitos que as pessoas tem ao desenvolver uma certa atividade.

O marketing promete mais transformações

Sem dúvida a questão da conectividade marcou e seguirá marcando as tendências de marketing que toda marca experimentará. De acordo com a Internet World Stats, no final do primeiro semestre de 2014, havia mais de 3 bilhões de pessoas com acesso a internet, a América do Norte teve a maior penetração com 87,7%. Certamente este número subiu no final do ano passado e você tem que estar alerta para analisar o alcance que a internet tem e criar uma série de ações para que as marcas se conectem com seus consumidores.

Veja abaixo quatro das mais importante tendências de marketing para este ano:

  1. De globalização para personalização — aproximadamente 20 anos que já se falava em globalização como um “boom” para os negócios, o que resultou na presença de muitas novas empresas que não se comercializavam e que refletia uma procura maior e mais difícil pelo consumidor. Hoje tudo isso mudou, o mundo está mais conectado por causa dos avanços da tecnologia, mas as estratégias de marketing devem ser adaptadas para cada continente, cada país, cada cidade, cada indivíduo. Os produtos/serviços personalizados não são uma tendência, mas o marketing irá transformar a forma que pensamos atualmente sobre como lidar com uma marca global.
  2. Especialistas em tecnologia de marketing — o avanço da tecnologia tem feito muitas empresas pensarem sobre o marketing digital, quando na verdade eles deveriam estar pensando no papel do marketing em um mundo digital. Quem se converter em uma peça fundamental dentro das empresas será o especialista em tecnologias relacionadas com o marketing. Serão pessoas com alta experiência no digital e com uma visão extremamente analítica, desempenhando um papel fundamental no desenvolvimento de estratégias de marketing e sua execução.
  3. O uso do Data Mining — o Data Mining, para quem não sabe, se refere a extração de informação oculta de grandes bancos de dados, tornando-se uma poderosa ferramenta utilizada por empresas para concentrar informações relevantes. Com esta ferramenta você poderá prever futuras tendências e comportamentos, permitindo que as decisões pró-ativas sejam tomadas em qualquer área de negócio. No ano passado, as grandes empresas começaram a usar o Data Mining para o desenvolvimento de estratégias com foco no cliente. Agora em 2015 veremos isso com mais frequência.
  4. Estratégias de mobilidade — é fato que o número de usuários de dispositivos móveis estão crescendo em grande escala e que a maioria das pessoas sempre saem de casa com esses dispositivos. Entre as formas de acesso, a mais utilizada são as redes Wi-Fi e o acesso 4G/3G. Embora a qualidade dessas conexões no Brasil ainda não são as ideais, este perfil de usuário continua a crescer e as empresas devem estar preparadas para se conectar com seu alvo, no caso o seu consumidor. Existem 3 fatores importantes para considerar numa estratégia de marketing mobile: o desenvolvimento de aplicações, e-commerces 100% funcionais e integração com outras estratégias.

Espero que vocês tenham curtido essas tendências de marketing. Se discodam ou querem acrescentar ou até mesmo debater outras tendências, deixe seu comentário. Divulgue também para seus amigos da área e até mesmo aqueles que estão começando a carreira, compartilhe essa ideia. Abraços e até a próxima

Comente aqui

Thiago Acioli

Publicitário, Pós-graduado em Marketing Estratégico e criador do Publicitários Social Club.