Skip to main content
carreira

4 maneiras de construir uma carreira

É completamente normal trocar de emprego ao longo de alguns anos. Os dias onde pessoas batiam cartão na mesma empresa durante anos já eram – ninguém espera mais fazer isso. Na verdade, você pode até ser julgado se continuar preso à mesma empresa por muito tempo.

E sim, desse jeito, as pessoas acabam não desenvolvendo o mesmo tipo de lealdade que os pais ou avós tinham, de trabalhar por mais de 10 anos no mesmo lugar. De novo, tudo bem, okay. O que não está okay é você trocar de emprego no momento que ficar entediado ou sem vontade de continuar na profissão. Por quê não? Porque você irá ganhar a fama de “saltador de emprego”, e após mudar tantas vezes os empregadores começarão a questionar se você é uma pessoa séria e dedicada ao trabalho.

Então como você pode provar que está comprometido com a sua carreira sem ficar na mesma empresa para sempre? Bem, existem 4 coisas que você deve fazer em todos os empregos, para o seu crescimento pessoal, mas também para mostrar ao empregador que a sua presença terá um impacto positivo na empresa, independente do tempo que você ficar nela.

carreira

1- Aprenda algo novo

Se tem algo que prove que seu tempo valeu à pena, isso é: aprender algo que você não sabia antes. Talvez ocupasse uma posição de marketing e agora aprendeu a usar uma ferramenta que ajude a otimizar o tempo e organizar as campanhas. O que quer que você faça, certifique-se de estar sempre aprendendo e crescendo. A maioria dos gerentes irão te dar oportunidades, mas só os funcionários mais espertos acharão uma maneira de se destacar nisso.

2- Alcance algo difícil na carreira

Não é segredo que crescer na carreira demanda progresso, e progresso requer conquistas. Aí está a diferença entre aqueles que trocam de emprego por causa de tédio e aqueles continuam até evoluir na carreira. Quando você ainda é novato, precisa mostrar serviço e estar sempre testando suas habilidades. Isso mostra aos empregadores produtividade, e que você é o tipo de pessoa que dá duro e se dedica o tempo todo. Se não tem algum desafio, crie um!

3- Erre algumas vezes (E aprenda com isso)

Subir degraus na sua carreira é um processo que requer alguns tropeços. Então, antes de largar o seu emprego atual, certifique-se que você pode trabalhar mesmo em um cargo diferente. Se errar algumas vezes, lide com isso. Dessa forma irá mostrar às pessoas que você não tem medo de desafios, e mete a cara pra fazer. Talvez até descubra um cargo que você encaixe melhor as suas habilidades, e disso evolua para uma posição diferente na sua trajetória de carreira.

4- Esteja sempre atualizado

Todo mundo sabe como a imersão no mundo digital, e social media, mudou a maneira de trabalhar e de ser recrutado. É fácil usar Twitter ou Linkedin para encontrar oportunidades de trabalho, e é por isso que você deve estabelecer conexões com pessoas do local onde você trabalha. Afinal, nunca se sabe quando vai precisar de uma referência, indicação ou favor, certo?

Tenha em mente que conecta-se – realmente conectar-se – é bem mais que apenas “adicionar” alguém. É necessário conversar, trocar informações, gerar valor e agregar conhecimentos. Vai que dessa conexão sai uma ideia de projeto, startup ou parceria?

Fonte:

https://www.themuse.com/advice/4-ways-to-become-known-as-a-career-builderand-not-a-job-hopper

Comente aqui

Fernanda Landim

Formada em Publicidade e Propaganda, nerd e apaixonada pelo Canadá. Durante algum tempo estive perdida sobre que área da Publicidade deveria focar. Decidi explorar um pouco de cada.