Skip to main content
3 dicas viral

3 dicas-chave para criar conteúdo viral

Não existem acidentes quando se trata de criar um bom conteúdo que se espalhará rapidamente. Confira abaixo algumas dicas para planejar as suas peças publicitárias!

Timing

É o tempo. É se aproveitar do gancho no momento certo. O público precisa ver o seu conteúdo a tempo de espalhá-lo. Você não pode planejar para cada assunto mais falado, mas certos momentos e eventos podem ser antecipados. Para conteúdo que demora para ser produzido, ter uma ideia que será viralizada o quanto antes é vital.

Network

Claro que possuir uma boa conexão de pessoas e no meio vai ajudar bastante. Encontre pelo menos 50 pessoas que irão compartilhar o seu conteúdo ao mesmo tempo e você poderá sempre criar um conteúdo viral. É simples assim, se você souber contactar as pessoas certas e como pedir, é claro.

Torne o conteúdo “relacionável”

O influenciador digital David Rhodes explicou:

Uma das chaves para criar um bom conteúdo viral é fazer com que seja ‘relacionável‘.

E continua: Criar algo que as pessoas possam olhar e imediatamente se relacionar, de um jeito ou de outro. Estranhamente, essa é a ambiguidade que normalmente separa o conteúdo viral do conteúdo regular, porque é mais relacionável para uma parte do público-alvo e ao mesmo tempo não se restringe a um nicho. Como criador do conteúdo, você tem que dar alguns passos para trás e olhar a situação na posição de “público”, e então se perguntar: “Eu gostaria de algo assim?” ou “Isso é algo que eu compartilharia?”. Essa distinção é essencialmente o que determina se algo tem a capacidade viralizar.

Quase tão importante quanto o networking é a razão da pessoa compartilhar, ou não, o seu conteúdo. Se você conseguir tocar o emocional da pessoa, é mais provável que ela irá passar a mensagem adiante. Cative as pessoas com o seu conteúdo!

De acordo com Sarah Cooper:

Por experiência própria, conteúdo com o qual as pessoas podem se relacionar sempre tem chance de ser bem sucedido. Quando a pessoa vê algo e diz “Isso é a minha cara!” ou “Isso é a cara de fulaninho!!”, você acertou! Pois dessa forma existe o desejo de compartilhar, e comentar com os amigos. Eu acho que promover o conteúdo em blogs e veículos é realmente importante, também, mas as coisas não se tornam viral a não ser que os indivíduos tomem a iniciativa de compartilhar e passar a mensagem para frente.

Fonte:

3 Keys to Creating Content with Viral Potential

Comente aqui

Fernanda Landim

Formada em Publicidade e Propaganda, nerd e apaixonada pelo Canadá. Durante algum tempo estive perdida sobre que área da Publicidade deveria focar. Decidi explorar um pouco de cada.