Skip to main content
2016 gestor marketing

2016: O desafio do gestor de marketing

O ano de 2016 será um ano ainda mais desafiador para o profissional de marketing que gerencia as verbas de propaganda no Brasil. Com grandes desafios – entre eles a missão de fazer mais com menos – o profissional terá que ser ainda mais analítico e cauteloso ao renovar contratos, patrocínios e compras de mídia.

2016

Previsão de Cenário

Em 2015 estimasse que a retração do PIB (Produto Interno Bruto) seja de 3,02%, carimbando como a pior marca em 15 anos, quando em 1990 a retração chegou a 4,35%. Para 2016 a estimativa de retração já gira em torno de 1,43%, o que trás uma grande preocupação para o mercado, já que, se confirmado, será a primeira vez em que o Brasil registrará dois anos seguidos de contração econômica, de acordo com o IBGE, que registra essas informações desde 1948.

Com esse cenário é bem comum que as empresas passem a se adaptar, redistribuindo suas verbas nos setores e diminuindo as verbas destinadas ao setor de marketing, trazendo aí o grande desafio do gestor. Porém, tal desafio trás a capacidade de cada profissional demonstrar seu potencial, planejando de forma mais assertiva, trazendo maiores resultados com verbas ainda mais enxutas.

2016

Como se preparar para esse desafio?

Dica 1:

Reestruture seu planejamento para 2016, trazendo ele para realidade atual, revendo os contratos de patrocínio, as verbas destinadas para pontos de venda (em caso de varejo), nas distribuições de mídia, entre outros.

Dica 2:

Troque informações com profissionais de outros setores da empresa em que você atua. Não é época de sermos vaidosos, mas sim de levantarmos a maior quantidade possível de informações, e profissionais de outros setores podem ajudar bastante, basta que você saiba como engaja-los.

Dica 3:

Saia às ruas e vá aos pontos de venda da sua empresa, de seus concorrentes, veja você mesmo o que está acontecendo. Não podemos nos apegar apenas a dados e informações coletados através de pesquisas de terceiros, pois ter feeling nessas horas é imprescindível para o sucesso do seu planejamento, e isso nós só construímos com experiências vividas por nós mesmos.

Por fim, é ideal que sejamos francos com nossos fornecedores, tentando negociar prazos de pagamento, descontos e maiores participações deles nas verbas de propaganda. É fundamental fortalecer essa parceria e cobrar pelos anos em que sua empresa foi fiel e parceira junto a esses fornecedores. Eles vão entender e querer contribuir, pois todos nós sabemos que isso é apenas uma fase e que, com toda certeza, o futuro é promissor para quem conseguir atravessar com sabedoria por essa turbulência econômica.

2016

Comente aqui