Skip to main content
Google-Plus-Logo

12 coisas que você deve fazer em seu Google+

Goste ou não, o Google+ está se tornando mais importante no cenário do marketing digital. Ele não é apenas um Facebook piorado.

Eu penso que é mais importante do que nunca para os profissionais de marketing digital abraçar o potencial do Google+, e usá-lo para o seu pleno aproveitamento. Essa mídia social já possui mais de 540 milhões de usuários sendo considerado como a segunda maior rede social, perdendo somente para o Facebook (+1 bilhão), mas seu impacto vai muito além de compartilhamento social e interação.

Se você foi adiando, é cético, ou simplesmente descontente com Google+, não se preocupe. Neste post você verá 12 coisas táticas que você pode fazer para trazer a sua existência do Google+ para um novo nível. Mesmo se você for um dos primeiros a adotar hábitos de postagem freqüentes, eu acho que você vai encontrar este artigo útil.

1. Use uma foto sua no perfil.

Não use nada que não seja sua própria foto (rosto) no perfil. Eu percebo o apelo de colocar uma foto de desenho animado, do seu filho, cão, mas não é a melhor escolha para Google+.

O Google usa uma forma circular para cortar a imagem, de modo manter isso em mente quando você selecionar sua foto. Sua foto junto com informações básicas sobre você vai aparecer em todo o lugar no Google+.

2. Adicione uma foto da capa em alta resolução

Eu recomendo que você crie uma capa personalizada, ao invés de simplesmente carregar uma foto panorâmica de suas férias recentes.

Seja qual for o caso, por favor, não continue usando a foto da capa fornecida por padrão. Aqui estão algumas dicas específicas para a criação de uma boa foto da capa Google+:

  • Use palavras-chave em sua capa;
  • Faça a imagem nas dimensões 2120 x 1192 pixels;
  • Adicione uma legenda para a foto da capa;
  • Compartilhe a imagem como um post de fotos no Google+. Quando você fizer isso, a foto da capa será diretamente ligada ao seu perfil pessoal.

Obtenha uma URL personalizada

A URL personalizada do Google+ é mais fácil de lembrar. Aqui está a diferença entre uma URL padrão e uma personalidade

  • URL padrão: https://plus.google.com/u/0/b/103410969740714058985
  • URL personalizada: https://plus.google.com/u/0/+Publicitariossc

4. Adicione mais pessoas a seus círculos.

Quanto mais pessoas você tem em seus círculos, o mais provável é que as pessoas irão segui-lo de volta.

O seu número de seus seguidores são dados públicos. O número de pessoas que você segue não (ao contrário do Twitter). Um número maior seguidores tende a aumentar a sua credibilidade e reputação.

google+ perfil

5. Torne-se mais acessível.

Se você estiver usando o Google+ como uma ferramenta de marketing, e não apenas para atualizar seus familiares, então você precisa melhorar a sua acessibilidade.

Vá para o seu perfil, então clique em “Configurações”. Aqui, você pode ativar as seguintes opções de visibilidade e de compartilhamento:

google-plus-profile

6. Completamente a sua história

A seção “história” do seu perfil é uma rica oportunidade para palavras-chave, links e informações sobre você. Sim, o Google indexa este conteúdo. Sim, é importante ter tudo completamente preenchido.

google-plus-story

Quanto mais cheia a sua informação, mais fácil você vai ser encontrado e acessado na busca do Google+ e pesquisas on-line em geral. Obviamente, você não quer que a palavra-chave divulgue coisas o seu perfil, mas você quer ter a abundância de termos de pesquisa e informações relevantes.

  • Breve slogan – Nada mais do que uma linha sobre quem você é o que você faz
  • Introdução completa – Este é o lugar para adicionar mais texto. Incluir a abundância de informações sobre onde você esteve e o que você fez. Você deve incluir links, ainda que os links são nofollow. Adicionar links para sua empresa, seu site pessoal, e em outros lugares onde você está ativo. Use títulos e outros recursos de formatação se for o caso.
  • Direito de se gabar – Uma ou duas linhas sobre qualquer coisa incrível que você fez. Suas realizações reais devem estar em sua seção “Introdução”.

7. Compartilhar conteúdo para ser indexado.

O Google indexa conteúdo compartilhado do Google+ muito rapidamente. De acordo com rumores e algumas evidências, qualquer nova URL compartilhada no Google+ é rastreado imediatamente. Quando você compartilha o seu novo conteúdo como uma página de produtos, artigos, etc. O Google irá indexar mais rápido.

8. Preencha todas as informações de terceiros.

Sempre que for compartilhar algo que não seja de sua autoria, certifique-se de citar a fonte com link para a página de destino. Com isso, você consegue ampliar o alcance da publicação e consequentemente poderá ganhar mais influência.

9. Seja ativo.

A melhor maneira de manter uma presença forte Google+ é para postar regularmente conteúdo. Mas além de apenas conteúdo postagem, é útil para fazer o seguinte:

  • Adicionar fotos. Manter um álbum de fotos no Google+ aumenta a sua visibilidade e engajamento do seu perfil.
  • Vídeos do YouTube. Uma das suas abas de perfil público é a sua conta do YouTube. Esta é uma excelente maneira de melhorar o seu marketing pessoal.
  • +1 s. Qualquer coisa que você der +1 na web pode ser visto por outros, desde que suas configurações foram ajustados em conformidade.
  • Criar comentários. Qualquer estabelecimento que você comenta no Google+ pode ser visto por outras pessoas. Consistentemente comentando em lugares mostra que você está envolvido e ativo.

10. Seja notado pelos outros.

Quem está conectado ao Google tem um centro de notificação. Eles vão receber notificações de tempos em tempos. Se você quer ser notado por outras pessoas, especialmente aqueles que você tem em seus círculos, você pode fazer o seu centro de notificação acender. Como?

  • Mencioná-los em um post;
  • Compartilhar um post com eles diretamente;
  • Compartilhar um post e você está em um círculo para que eles se inscrevam;
  • Comentar em um post que eles criaram;
  • Comentar em um post depois que eles também comentaram;
  • Adicione-os em um círculo;
  • Sugira novas pessoas para adicionar aos seus círculos;
  • Marque pessoas nas fotos;
  • Sugerir uma foto de perfil para eles;
  • Comece uma conversa;
  • Crie eventos e convide amigos que tem a ver com o tema.

O Google+ é uma ferramenta social (não uma ferramenta de perseguição), mas se você quiser chegar aos influenciadores, entrar no radar de alguém que você respeita, ou simplesmente se conectar com outros especialistas da indústria, você pode fazê-lo com alguns truques utilizando notificações.

11. Olhe para o seu perfil da maneira que outras pessoas fazem.

Finalmente, quando você já fez todos os ajustes necessários, ajustes, alterações e melhorias, é hora de voltar atrás e admirar o seu trabalho.

Mas como você pode ver o seu perfil a forma como o mundo vê? Basta clicar sobre o seu perfil. Ao lado do ícone do perfil, você verá uma aba que diz “Ver perfil como”. Você pode alternar entre “público” e “a si mesmo.”

google-plus-view

12. Veja os Ripples

O Ripples é um recurso relativamente desconhecido do Google+. Ele mostra um gráfico interativo das ações públicas de mensagens ou ações. O que você vê é uma perspectiva visual de como um post se comporta através da comunidade do Google+. Ele exibe apenas os dados coletados públicos, então você não vai ver nenhuma das métricas de partes de pessoas que compartilharam entre círculos privados.

O Ripples é útil se você quiser analisar como suas mensagens estão sendo espalhados por todo o cenário social. Você pode ler mais sobre ele no suporte do Google.

Pra finalizar, deixo claro que o Google+ é uma grande ferramenta para o marketing, e eu prevejo que ele vai crescer em importância também. Assim como você está ativo no Facebook e no Twitter, você deve manter uma presença constante no Google+ também.

Comente aqui

Thiago Acioli

Publicitário, Pós-graduado em Marketing Estratégico e criador do Publicitários Social Club.