Skip to main content
germes

10 germes que habitam o seu smartphone

germesQue ambiente possui mais germes: o assento do seu vaso sanitário ou o seu smartphone? Se a resposta parece muito óbvia, você vai se surpreender. É o que mostramos no infográfico desta semana, criado pela Infobase Interativa, de acordo com o estudo Cell Phone: A Medium of Transmition of Bacterial Pathogens.

Os pesquisadores do Departamento de Microbiologia da Universidade de Ado-Ekiti e da Faculdade de Ciência, Engenharia e Tecnologia da Universidade do Estado de Osun, ambos da Nigéria, isolaram 150 celulares de frequentadores de centros comerciais, hospitais (pacientes, médicos e enfermeiros) e centros universitários. Os organismos encontrados incluem bactérias ligadas a solo e água infectados, incluindo contaminação por fezes. Elas são causadoras de inúmeras infecções, incluindo gastroenterite, gripe, problemas pulmonares e urinários, e a curiosa ceratocunjuntivite, ou “doença do olho branco“.

Em 2010, a Universidade de Stanford publicou estudo semelhantes no Journal Of Applied Microbiology e foi além, afirmando que as telas touchscreen carregam nada menos que 18 vezes mais germes que descargas de banheiros públicos.

Como comparativo, o vaso sanitário possui 1201 germes por polegadas quadradas, já os smartphones possuem 25 mil.

Comente aqui

Thiago Acioli

Publicitário, Pós-graduado em Marketing Estratégico e criador do Publicitários Social Club.