Skip to main content
portfolio

10 dicas para preparar seu portfolio

O pessoal do Estúdio Pé Grande, de animação, preparou algumas dicas para ajudar a galera na hora de enviar o seu material para qualquer empresa do ramo criativo.

Dicas valiosas para seu portifa

dicas

Como achamos que a imagem contém letras bem pequenas e podem trazer dificuldade na leitura, resolvemos descrever as dicas da imagem acima para dar a vocês mais uma opção de não perder o conteúdo, ok? Então vamos à elas:

1. Selecione, selecione, selecione!

Preocupe-se em colocar apenas a nata do seu trabalho. Um trablaho ruim pode estragar tudo!

2. A primeira impressão é a que fica.

Coloque em uma ordem de modeo que o primeiro trabalho já impressione logo de cara!

3. Plataforma online especializada.

Faça seu portfolio em alguma plataforma online (Ex: carbonmade, cargocollective, behance, etc.). Nada de enviar PDF’s ou arquivos para baixar! Além disso, não perca tempo programando um site se esta não for a sua praia!

4. Não se esqueça do portfolio!

Enviar seu currículo pode ser interessante, mas nunca subestime o poder de um bom material. Enviar apenas o seu histórico de cursos no exterior não fará você ser contratado.

5. Seja simpático!

Escrever um e-mail de apresentação em vez de apenas mandar um link, pode não ser um diferencial profissional, mas com certeza te fará um cara mais legal (porém cuide para não se alongar, ok?).

6. Seja direto.

Escrever que você entrega o trabalho com “qualidade, agilidade, profissionalismo, criatividade e bláblábláblá“, não vai fazer você ser contratado. Ninguém fala o contrário, e se alguém o fizer será épico!

7. Facebook.

Enviar como portfolio o seu perfil no Facebook não é uma boa, principalmente se você tiver seus trabalhos misturados com suas fotos bebaço e de gatinhos.

8. Mancada.

Confira se seu site não está fora do ar antes de enviá-lo. Você pode acabar perdendo a oportunidade.

9. Saiba cobrar.

Tenha uma forma clara de cobrar o seu trabalho. Isso será uma das primeiras perguntas da empresa, e saber responder claramente é uma forma de demonstrar profissionalismo!

10. Persista.

Não se preocupe caso não te chamem de primeira. Insista e envie novamente sempre que tiver algo interessante para mostrar!

São dicas básicas, mas é sempre bom lembrar! Elas irão ajudar principalmente estudantes e os profissionais com pouca experiência. Esperamos que vocês tenham gostado, e se quiserem fazer alguma observação, sintam-se a vontade.

Comente aqui

Thiago Acioli

Publicitário, Pós-graduado em Marketing Estratégico e criador do Publicitários Social Club.